Participando do 4° Fórum CLIA Brasil, a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, detalhou planos para um novo terminal de cruzeiros em Santos durante o painel Terminais de Passageiros – Investimentos e Competitividade.
Em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, a Santos Port Authority, a Prefeitua de Santos e outros órgãos, o Concais – que é o atual concessionário do terminal de passageiros da cidade – planifica a mudança do espaço para uma nova área.
Atualmente operando na região do Armazém 25, o terminal passaria a funcionar no Valongo, mais próximo da entrada de Santos e do Centro Histórico da cidade.
Para isso, o Concais construiria novas instalações que, de acordo com Martinez, incluem três berços exclusivos de 500 metros, atendidos por fingers – ou passarelas – de embarque dedicadas.
Além disso, o novo terminal contaria com um prédio totalmente novo, com andares diferentes para embarque e desembarque de passageiros, além de lojas e áreas para serviços.
A instalação ainda contaria com um prédio garagem, construído em área cedida pela Prefeitura de Santos. Ligado ao novo terminal por uma passarela, o espaço teria três andares de estacionamento, além de espaço para desembarque de carros e ônibus.
O novo terminal também ficaria próximo a uma nova linha de VLT que está sendo construído em Santos, destacou Martinez.
O projeto, no entanto, ainda depende de financiamento e acertos contratuais.
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella