Santos deve receber cerca de 450 mil passageiros durante a temporada de cruzeiros 2022/2023. De acordo com a prefeitura da cidade, o movimento pode injetar mais de R$ 250 milhões na economia local.
As estimativas foram apresentada durante a o 4º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu na última quarta-feira (14/8) em Brasília, no Distrito Federal.
O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.
“Estamos nos organizando para receber os turistas em trânsito com a criação de novos roteiros temáticos em vários segmentos como economia criativa, passeios a pé pelo Centro Histórico e região da Orla, turismo de base comunitária e roteiro das cervejarias artesanais. Todos eles serão oferecidos pelas agências de turismo e no receptivo dos passageiros”, explicou a secretária Selley Storino.
Selley também destacou um projeto para um parque linear no Centro da cidade, além da potencial transferência do terminal de cruzeiros para o Valongo.
A área, de acordo com a prefeitura, está recebendo investimentos como a segunda fase do VLT e as obras do Mercado Municipal e de remodelação das ruas Tuyuti, do Comércio e Constituição.
Escalas
A temporada de cruzeiros em Santos terá início no dia 2 de novembro. A previsão do Concais é que o terminal receba um total de 19 embarcações, além de 145 escalas.
Do total, seis embarcações realizam operação de cabotagem, com cruzeiros regulares pelo litoral brasileiro.
As outras 13 são consideradas de longo curso, realizando itinerários internacionais com passagem pelo Brasil.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Santos) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella