Com a proximidade da temporada de cruzeiros brasileira de cabotagem, a Anvisa realizou recentemente um webinar para reforçar as normas sanitárias que estarão em vigor no período.

De acordo com a agência, para embarcar nos navios, os passageiros agora terão a opção de apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19 ou o resultado de teste laboratorial antígeno ou teste molecular PCR, realizado até o dia anterior do embarque.

Antes, a vacinação era obrigatória para o embarque, não podendo ser substituída por apresentação dos testes. 

Para intensificar o controle das notificações de doenças, a equipe médica do navio deverá realizar contato diário com a Anvisa, como explica o Coordenador de Vigilância Epidemiológica em Portos, Cristiano Grégis.

“A embarcação de cruzeiro tem uma equipe de saúde a bordo para fazer o diagnóstico, pra fazer o acompanhamento dos casos, essa equipe deve notificar diariamente a Anvisa os casos de COVID que é o foco e mesmo que não houver evento de saúde a bordo, deve ser atualizada a informação e as embarcações que vêm do exterior elas devem iniciar a notificação entre 24 e no máximo 36 horas da previsão de chegada”, disse. 

O uso de máscaras de proteção facial e a prática do distanciamento social também deixam de ser obrigatórios nesta nova temporada.

Ainda de acordo a Anvisa, as embarcações e os viajantes continuam sujeitos às condições de isolamento e quarentena entre 5 e 20 dias, a depender dos sintomas apresentados pelos infectados. 

Companhias também revelam protocolos

No último dia 4, as companhias de cruzeiro que atuam no Brasil também revelaram seus protocolos para a próxima temporada nacional. 

Apesar das mudanças de exigências realizadas pela Anvisa, as empresas optaram por seguir exigindo algumas medidas como a testagem para todos os hóspedes em cruzeiros com mais de seis noites. 

Confira detalhes:

CLIA Brasil e companhias associadas darão início a temporada de cabotagem com novos protocolos

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência Brasil) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *