O Marina se tornou o último navio a escalar Manaus em 2022 na última quarta-feira (28/12). Operada pela Oceania Cruises, a embarcação realiza cruzeiro internacional que inclui passagem pelo Brasil.
De acordo com a Agência Amazonas, um total de 2.247 pessoas estava a bordo do navio de alto-padrão, incluindo 1.447 passageiros e 800 tripulantes.
Com uma ação de receptivo da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), os visitantes desembarcaram no Porto de Manaus e seguiram para realizar passeios e visitas aos ponto turísticos da capital amazonense.
A escala foi a quarta da temporada 2022/2023 em Manaus.
Números e Perfil
Com a chegada do Marina, o Amazonas já recebeu mais de 6,5 mil visitantes provenientes de navios de cruzeiro na temporada 2022/2023.
No próximo ano, são esperadas mais 13 escalas, com previsão de levar mais 17 mil pessoas para o Amazonas. As paradas serão realizadas até maio.
“Nós esperamos, na verdade, que a gente possa reproduzir agora em janeiro, que vai chegar mais um navio, o mesmo sucesso dessa temporada”, afirmou o chefe de Departamento de Estatística da Amazonastur, Francisco Alves.
De acordo com pesquisa do perfil realizada pela Amazonastur, a maior parte dos passageiros que visita o estado vem dos Estados Unidos. Nas três primeiras escalas da temporada, cerca de 65% vinham do país norte-americano.
O Reino Unido também teve quantidade significativa de visitantes, com mais de 7% do total. Já quase 3% vierem da Suíça.
A maioria são homens (53,70%) e mulheres (46,30%) que possuem idades entre 71 e 75 anos.
O levantamento ainda mostra que a hospitalidade amazonense é o item mais bem avaliado, com 100% dos turistas satisfeitos ou muito satisfeitos.
Conforme o chefe de Departamento de Estatística da Amazonastur, a pesquisa mostrou que a segurança também é um dos itens mais bem avaliados pelos cruzeiristas que desembarcaram em Manaus.
“Temos taxas de satisfação dos turistas com os serviços daqui da capital com um valor muito expressivo. Nós temos a segurança pública avaliada em mais de 95% de satisfação. Guias de turismo também com mais de 60% de satisfação. Então a cidade se preparou muito bem para receber esses navios de cruzeiros”, disse.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência Amazonas) / Imagens (©) Copyright Agência Amazonas