Diário de Bordo: Brasil com o MSC Preziosa – Terceira Parte

2
MSC Preziosa
MSC Preziosa atracado em Salvador

O Portal WorldCruises.com embarcou no MSC Preziosa no último dia 30. À convite da MSC Cruzeiros, passamos a semana a bordo do navio, que realizou um cruzeiro de sete noites para Salvador, Ilhéus e Búzios. 

Neste especial para a coluna Editorial Marítimo, nosso editor Daniel Capella detalha sua experiência a bordo de forma informal e direta, como em um diário.

Confira a primeira parte, sobre o embarque e partida de Santos: 

Diário de Bordo: Brasil com o MSC Preziosa – Primeira Parte

E também a segunda parte, sobre os dois primeiros dias completos a bordo: 

Diário de Bordo: Brasil com o MSC Preziosa – Segunda Parte

Chegada em Salvador e café da manhã 

Após dois dias de navegação, o MSC Preziosa chegou a Salvador na manhã da última quinta-feira (2/2).

Paisagem de Salvador

O navio atracou no porto da capital baiana por volta das 9h, para uma longa escala que iria terminar apenas às 23h30.

Meu dia começou por volta das 8h30, com café da manhã no self-service do navio, a Cafeteria Inca e Maya.

Optei por ficar na parte do restaurante mais próxima da popa, que tinha menos movimento, e não tive dificuldade de encontrar uma mesa, nem enfrentei filas para pegar comida e bebidas. 

A parte do restaurante self-service localizada na popa costuma ser menos movimentada

Essa, inclusive, é uma dica para os passageiros que irão embarcar nas próximas viagens.

Por estar mais distante da entrada do restaurante (e também da piscina), essa parte do restaurante costuma ser menos movimentada em horários de pico, mas oferece os mesmos pratos do restante do buffet, além de também contar com um bar e estações de bebida gratuita.

No café da manhã, além de água, café e chás – que são servidos sem custo durante todo o dia nestas estações – os hóspedes também contam com opções de sucos, leite e achocolatado gratuitamente.

Excursão

A Igreja do Bonfim foi a primeira parada da excursão

Em seguida, fui ao Green Sax Jazz Bar, o ponto de encontro para nossa excursão pré-agendada em Salvador.

Saímos do navio por volta das 10h, para um passeio de seis horas que incluiu visitas aos principais pontos turísticos históricos da capital baiana.

Oferecida pela MSC Cruzeiros, a excursão conta com transporte em ônibus de viagem com ar condicionado, água e banheiro, além de acompanhamento de guia e outros benefícios, como partida e retorno ao terminal de cruzeiros. 

MSC Preziosa
MSC Preziosa vista desde a Colina Sagrada, local onde foi construída a Igreja do Bonfim

Quem opta por realizar uma excursão do navio, também pode ficar tranquilo com relação a horários, já que, mesmo em caso de atrasos, há a garantia de que a embarcação irá aguardar o retorno do grupo antes de seguir viagem. 

Iniciamos o passeio com visita à Igreja do Bonfim, onde realizamos parada de cerca de meia hora antes de seguir para o Farol da Barra. No caminho, foi possível avistar outros pontos turísticos da cidade, como o antigo abrigo Dom Pedro II, a Arena Fonte Nova e o Dique do Tororó. 

Farol e Praia da Barra, outra parada da excursão com a MSC Cruzeiros

Após parada de cerca de 40 minutos na Barra, seguimos para o Pelourinho – a última parada da excursão.

Aqui, fizemos um passeio guiado a pé, passando pelos principais pontos da região. O tour incluiu visitas ao Terreiro de Jesus, ao Largo do Pelourinho e a Igreja de São Francisco e Convento de São Francisco.

Tombada pelo Iphan e considerada uma das edificações históricas mais importantes da cidade, a igreja do século XVIII conta com cerca de meia tonelada de ouro em seu altar e nave principal (foto). 

Detalhe do Pelourinho

Após descer pelo Elevador Lacerda, foi hora de um breve passeio pela região do Mercado Modelo – que segue em obras, agora na parte interna do edifício histórico, desde 2018. 

Optei por seguir andando até o navio daqui. São cerca de cinco minutos de caminhada até o prédio do terminal de cruzeiros. 

Mais fotos de nosso passeio em Salvador estão disponíveis em nosso Instagram, que pode ser acessado por este link

Festa do Branco e partida

A noite em Salvador foi marcada pela Festa do Branco, que aconteceu no deck de piscina principal do MSC Preziosa. 

Luar refletido sobre o mar na saída de Salvador

O navio seguiu viagem rumo à Ilhéus durante a festa, por volta das 23h30. A noite de tempo aberto ainda contou com um show a parte da lua cheia refletindo no mar durante a maior parte da madrugada. 

Ilhéus 

A manhã em Ilhéus foi parecida: café da manhã no buffet, seguido de encontro com o grupo para novo passeio. 

Paisagem em Ilhéus

Dessa vez, realizamos uma excursão mais curta, de cerca de 4h de duração. O passeio, oferecido pela MSC Cruzeiros incluiu não só um tour pelo Centro Histórico da cidade baiana, mas também a visita a uma fazenda de cacau. 

Essa foi a nossa primeira parada após o desembarque do navio, que ocorreu por volta das 10h. Levamos cerca de 20 minutos para chegar na Fazenda Yrerê, localizada na área rural de Ilhéus. 

Trilha do Saci, caminho para a plantação de cacau na Fazenda Yrerê

Com cerca de 300 anos de história, o local tem hoje o turismo como uma de suas principais atividades.

O dia ensolarado propiciou a realização de trilha até a plantação de cacau, onde um guia local abriu frutos recém colhidos para o nosso grupo e realizou breve explicação sobre o plantio e cultivo do cacau. 

Degustação de chocolates

De volta à entrada da fazenda, fomos conduzidos à varanda da casa principal para degustar chocolates produzidos na propriedade e aprender sobre seus processos de fabricação. 

Mais imagens da nossa visita à Fazenda Yrerê estão disponíveis neste link

Centro Histórico e retorno ao navio

Antes de retornar ao navio, a excursão ainda inclui parada na loja de uma fábrica de chocolates e um breve tour pelo Centro Histórico de Ilhéus. 

Igreja de São Sebastião de Ilhéus, no Centro Histórico da Cidade

A visita guiada foi feita a pé e incluiu paradas na Catedral de São Sebastião, na Casa de Jorge Amado, no Bar Vesúvio, no Cine Teatro Ilhéus, na Praça Rui Barbosa e na Igreja Matriz de São Jorge. 

O passeio terminou no Centro de Convenções de Ilhéus, espaço que vem sendo utilizado como apoio à operação dos cruzeiros na cidade. Dele, partem regularmente transfers gratuitos para o porto – que não conta com um terminal de cruzeiros. 

Pôr do sol marcou a saída do MSC Preziosa de Ilhéus

Sob um belo pôr do sol, o MSC Preziosa partiu de Ilhéus, pontualmente, às 18h. Mais tarde, na mesma noite, aconteceu a segunda festa externa do cruzeiro. 

Também realizado no deck da piscina principal, a Festa Tropical contou com música ao vivo, seguida por um DJ, e acabou por volta da 1h. 

Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui