5º Fórum CLIA Brasil começa com presenças do Ministério do Turismo e EMBRATUR

0
Casa cheia para a abertura do 5º Fórum CLIA Brasil

Acontece nesta quarta-feira (30/8), em Brasília, o 5º Fórum CLIA Brasil. Com o objetivo de discutir o cenário atual e as perspectivas da indústria de cruzeiros, o evento reúne os principais players do setor no Brasil. 

No total, o fórum – que acontece na sede da Confederação Nacional de Municípios – terá seis diferentes painéis, além de uma cerimônia de abertura. 

Iniciando a programação por volta das 9h30, a cerimônia contou com a presença do secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, além da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da EMBRATUR, Jaqueline Gil. 

Zuanazzi destacou a parceria entre as iniciativas públicas e privadas na condução do turismo, além da chegada de novos destinos e portos para os roteiros dos cruzeiros, como Paranaguá. 

“Há desafios importantes. Nunca haverá turismo se não haverá produto turístico e para isso nós precisamos de infraestrutura”, disse, destacando o papel do governo em diferentes esferas para a criação das condições para que hotéis e navios, por exemplo, possam operar. 

Ainda frisou a sustentabilidade como pauta do século, tanto para o turismo quanto para outros setores brasileiros. 

A abertura contou também com a presença do Presidente Executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e do Presidente do Conselho da CLIA Brasil e Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli. 

Ferraz agradeceu a todos os parceiros da CLIA Brasil na operação dos cruzeiros no Brasil, além de autoridades de diferentes níveis que estiveram presentes. 

5º Fórum CLIA Brasil acontece em Brasília

“Nós somos uma comunidade, precisamos trabalhar juntos. A gente bateu recordes, mas precisamos trabalhar para diminuir custos, melhorar a infraestrutura e fazer uma operação eficiente como no resto do mundo”, disse. 

O país não pode perder navios para outros mercados ao redor do globo, acrescentou Ferraz, lembrando da forte concorrência de destinos como a Índia e a China. 

Já Ursilli destacou os números da temporada 2022/2023. A estação contou com um total de 800 mil cruzeiristas, segundo estudo da FGV encomendado pela CLIA Brasil. 

O impacto econômico também foi recorde, disse Ursilli, fazendo da temporada uma das maiores de todos os tempos. 

Também deu destaque para o amplo público dos cruzeiros e as vantagens deste tipo de viagem, que, segundo ele, servem como degustação de destinos e reúnem diferentes perfis. 

Também estiveram presentes a Presidente da ABAV, Magda Nassar, além do Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Romero Rodrigues, e da Responsável Técnica pelo Turismo na CNM, Marta Feitosa. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui