Militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram uma Evacuação Aeromédica (EVAM), de um tripulante filipino que estava a bordo do MSC Grandiosa.
A operação aconteceu no último dia 18, enquanto a embarcação navegava a cerca de 219 km de Vitória, no Espírito Santo.
De acordo com a Agência Marinha de Notícias, o funcionário tinha sido diagnosticado com suspeita de acidente cerebral hemorrágico e foi resgatada pela aeronave SH-16 “Seahawk” da MB.
Após receber o pedido de socorro do navio mercante, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar), solicitou apoio à aeronave de serviço da Esquadra, que interceptou o navio e realizou a EVAM do tripulante.
Ainda segundo a agência, o funcionário se encontrava em estado de coma e foi levado a um hospital para avaliação médica.
O resgate foi realizado por meio do guincho de resgate da aeronave, por volta das 18h. A chegada do paciente ao hospital, poucas horas após a solicitação de socorro, contribuiu para elevar as chances de plena recuperação, disse a Agência Marinha de Notícias.
A EVAM foi coordenada pelo Salvamar Sueste, estrutura orgânica que coordena atividades de Busca e Salvamento no mar na área de jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval, destacou o órgão da Marinha do Brasil.
Em temporada pelo Brasil, o MSC Grandiosa realiza um cruzeiro de sete noites com partida de Santos. No momento do resgate, o navio viajava entre Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e a capital baiana Salvador.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência Marinha de Notícias) / Imagem (©) Copyright Agência Marinha de Notícias