Após mais de cinco anos, a Carnival Corporation voltou a encomendar um navio de cruzeiros. De acordo com comunicado de imprensa, a empresa – que é o maior conglomerado de cruzeiros do mundo – receberá a embarcação em 2027.
Parte da Classe XL, o navio será construído para a Carnival Cruise Line no estaleiro Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha.
Com capacidade para cerca de 6 mil passageiros, o navio será o quarto do tipo a ser operada pela marca norte-americana, que já opera o Mardi Gras, o Carnival Celebration e o Carnival Jubilee.
Além dos quatro navios da Carnival Cruise Line, a Classe XL também conta com outras seis embarcações em outras marcas da Carnival Corporation.
A Costa Cruzeiros, por exemplo, opera duas embarcações do tipo, o Costa Smeralda e o Costa Toscana. Outras duas companhias, a P&O Cruises e a AIDA Cruises, contam com um total de quatro navios similares em suas frotas.
Outros navios
No comunicado de imprensa em que confirmou a encomenda, a Carnival Corporation também informou que não irá receber novos navios em 2026. Além disso, a nova embarcação da classe XL deve ser a única a entrar em operação em 2027.
Já a partir de 2028, a empresa pretende ter de um a dois novos navios entrando em operação por ano. Nenhum, no entanto, foi encomendado até este momento.
Além da recém encomendada embarcação, a Carnival Corporation tem outros dois navios atualmente em construção: o Queen Anne e o Star Princess.
O primeiro entra em operação para a Cunard Line ainda em 2024, enquanto o segundo será inaugurado pela Princess Cruises em 2025.
Esta última, inclusive, acabou de receber o novo Sun Princess do estaleiro italiano Fincantieri.
A Carnival Corporation opera com um total de dez marcas distintas. Servindo o mercado norte-americano, a companhia conta com a Carnival Cruise Line, a Princess Cruises, a Holland America Line e a Seabourn.
Já na Europa, a empresa controla a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises, a P&O Cruises e a Cunard Line.
Na região da Ásia Pacífico, o conglomerado ainda conta com a P&O Cruises Australia e uma participação minoritária na chinesa Adora Cruises.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Carnival Corporation) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella