CLIA Brasil realiza reunião pós-temporada em Santos

0
Temporada de cruzeiros 2023/2024
Navio parte de Santos

A CLIA Brasil realizou uma reunião em Santos no último dia 7. Com o objetivo de fazer um balanço das operações de cruzeiros na cidade na temporada 2023/2024, o encontro aconteceu no Terminal Concais e contou com a presença de diversos órgãos e empresas que atuam no setor. 

Além de representantes do braço nacional da Cruise Lines International Association (CLIA), o encontro contou com funcionários da Vigilância em Saúde, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Praticagem de Santos, do Terminal Concais, da Guarda Portuária, da Autoridade Portuária de Santos e das Secretárias de Turismo e Infraestrutura de Santos. 

Reunião da CLIA Brasil aconteceu no Concais

Também estiveram presentes executivos da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros, além de representantes de agências marítimas, fornecedores, empresas de receptivo e mais. 

Destacando o sucesso da operação em Santos na temporada, Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil agradeceu aos presentes pela parceria. 

“É muito importante estar aqui neste fim de temporada com vocês, sempre em sintonia”, disse. 

Ferraz também destacou o relacionamento das companhias com os players durante a temporada, com a reunião se tornando uma oportunidade para estreitamento de laços. 

Maior temporada da década  

De acordo com a CLIA Brasil, a temporada 2023/2024 em Santos foi a maior da década e contou com mais de 1 milhão de passageiros passando pelo porto da cidade entre operações de trânsito, embarque e desembarque. 

“A temporada foi um sucesso, o números ajudaram muito. Estamos realmente muito feliz”, disse Javier Carnevale, diretor de operações da Concais, empresa que administra o terminal de cruzeiros de Santos. 

Marco Ferraz destacou parceria com autoridades e outros players

Em sua primeira temporada no cargo, Carnevale destacou mudanças nas operações do terminal, incluindo novas formas de acesso e um novo local para recebimento de bagagens. 

“A temporada foi recorde. Desde 2012 nós não tínhamos um número tão alto de passageiros em Santos”, disse Selley Storino, Secretária Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos. 

Em entrevista com o Portal World Cruises, Selley destacou também o impacto econômico da operação, que movimentou R$ 800 milhões na cidade. 

“Mais uma vez o turismo mostra que é realmente um vetor importante de crescimento e desenvolvimento para a cidade,” acrescentou, destacando que, como maior porto para cruzeiros no Brasil, Santos é responsável por 60% das operações de embarque e desembarque do país. 

Navio da Costa Cruzeiros atracado em frente ao Concais, no cais do Armazém 25 do Porto de Santos

Para a Costa Cruzeiros, a operação em Santos na temporada 2023/2024 foi excelente, disse Renê Hermann, presidente institucional da companhia. 

“Nós somos muito favorecidos, já que o Favolosa consegue parar aqui na frente do Terminal”, destacou o executivo, acrescentando que o Diadema atracou em outro cais próximo ao Concais na maior parte de suas escalas. 

O cais do Armazém 25, onde está localizado o Concais, conta com limitações operacionais, que impedem a atracação de navios com mais de 290 metros de comprimento. 

Navio de cruzeiros no Valongo Santos
Prefeitura e Autoridade Portuária planejam transferir terminal de cruzeiros para o Valongo

Para o futuro, o executivo espera que a cidade leve a cabo o projeto de transferir seu terminal de cruzeiros para o bairro do Valongo

“Isso vai permitir que a gente possa, de uma vez por todas, fazer com que essa indústria cresça no Brasil. Se Santos não crescer, o resto dos destinos não crescem também, já que a demanda está na cidade”, Hermann disse ao Portal World Cruises. 

Temporada 2024/2025

Durante o encontro, os presentes puderam usar a palavra para avaliar suas atuações no setor, enquanto se preparam para a temporada 2024/2025. 

Com início marcado para novembro, a estação terá um total de oito navios operando regularmente no Brasil. 

Entre as embarcações de cabotagem e em trânsito, o Porto de Santos deve receber cerca de 15 navios.de cruzeiro no período. 

De acordo com estimativa do Portal World Cruises, as embarcações realizarão cerca de 100 escalas na cidade, em um total de 88 dias de operação. 

15 navios de cruzeiro devem passar por Santos na temporada 2024/2025; confira lista e programação de escalas

Outros destinos

A reunião em Santos é parte de uma série de eventos pós temporada que estão sendo realizados pela CLIA Brasil.

Além do porto paulista, a associação já realizou reuniões similares em Maceió, Ilhabela, Rio de Janeiro, Búzios e Ilhéus. 

Nas próximas semanas, outros destinos nacionais ainda devem receber Marco Ferraz e a comitiva da CLIA Brasil. 

Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil

“Nós começamos fazendo essas reuniões pós temporada em Santos e hoje estamos fazendo em todos os destinos”, disse Marco Ferraz. 

“O resultado tem sido tão legal, que a CLIA Global, com sede lá em Washington (nos Estados Unidos), deliberou que todos os 15 escritórios regionais da CLIA façam isso em todo o mundo”, acrescentou. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Prefeitura de Santos (Valongo)

Compartilhar