O projeto de transferência do terminal de cruzeiros de Santos para o Valongo, na região do Centro Histórico, sofreu uma alteração significativa.
De acordo com o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa, o Concais não irá mais para a área dos armazéns históricos 1 a 4, mas sim para o espaço atualmente ocupado por um terminal de cargas.
Em vídeo em seu perfil pessoal no Instagram, o deputado disse que as novas instalações do terminal de cruzeiros devem ser erguidas na área do Ecoporto, também localizado no Valongo.
Caminhando pelas instalações atuais do terminal, que atualmente movimenta containers, Barbosa não citou nomes, mas disse que a operação de cruzeiros deve passar a ocorrer “exatamente” naquela área.
“A nossa proposta, nós estamos trabalhando em Brasília, é justamente que esse terminal aqui dê lugar ao terminal de cruzeiros”, disse o deputado.
Segundo o vídeo, que não apresenta detalhes do projeto ou dos procedimentos de mudança, a transferência representaria um investimento de R$ 1,4 bilhão.
“Se a gente tem um terminal melhor estruturado, mais bem localizado, com mais comodidade, a gente vai trazer mas turistas para a Baixada Santista”, acrescentou o deputado.
O Ecoporto opera em área próxima ao Parque Valongo, projeto da Prefeitura de Santos para requalificar o espaço antes ocupado pelos armazéns históricos do Porto de Santos.
Atualmente localizado no Armazém 25, na região do Macuco, o terminal de cruzeiros de Santos é administrado pelo Concais.
Ainda sem desfecho, o projeto para transferência de suas instalações para o Valongo surgiu há cerca de três anos.
Fórum CLIA: Concais planeja novo terminal de cruzeiros em Santos
Audiência pública em 14 de Junho
De acordo com o Jornal A Tribuna, novo projeto para a mudança deve ser apresentado no próximo dia 14, em audiência pública.
Ainda segundo o jornal, a audiência foi convocada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Concais, empresa que atualmente administra o terminal de cruzeiros da cidade.
A reunião acontece na sede administrativa do Porto de Santos, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Reprodução