A temporada 2025/2026 da Costa Cruzeiros no Brasil e América do Sul pode ter uma diminuição de oferta significativa.
Ainda que não tenha revelado oficialmente seus planos para a estação local, a companhia dá fortes indicativos de que deve ter um navio a menos na região.
Atualmente operando uma frota de nove navios, a Costa Cruzeiros já confirmou que terá sete embarcações navegando em outras partes do mundo, como o Caribe, a Ásia e a Europa.
Apenas duas embarcações ainda não tiveram seus destinos revelados, o Costa Diadema e o Costa Favolosa.
Assim, espera-se que ambas estejam na América do Sul para roteiros partindo de portos no Brasil, Argentina e Uruguai.
Se confirmada, a hipótese representará significativa redução no número de leitos e itinerários disponíveis para o público sul-americano.
Na temporada 2024/2025, a Costa Cruzeiros contará com três navios na região. Além do Diadema e do Favolosa, o destino também recebe o Costa Pacifica.
Cada navio realizará cerca de 18 cruzeiros na América do Sul no período da temporada, que começa em novembro deste ano e vai até abril de 2025.
Custo operacional
Em entrevista exclusiva com o Portal World Cruises em maio, Renê Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiros no Brasil, já havia revelado que os custos operacionais no país vinham prejudicando a operação local.
Na ocasião, Hermann disse que, para a temporada 2024/2025, a companhia optou por mudar seus roteiros para viabilizar a vinda de três navios ao país.
“Se você pegar e somar os custos de Santos, Rio de Janeiro e Salvador, a conta não fecha, no sentido de te dar um retorno financeiro. Nesse roteiro, gastamos de 45 a 55% mais que na operação no Caribe, em Dubai ou no Norte da Europa”, disse o executivo.
“Ao invés do Brasil perder um navio, nós resolvemos mudar os roteiros para ter custos menores e conseguir mantê-lo aqui”, acrescentou Hermann, se referindo a programação do Costa Pacifica, que incluirá apenas paradas no Sul e Sudeste.
Para conferir mais detalhes da temporada 2025/2026 da Costa Cruzeiros em outros destinos do mundo, clique aqui ou no link a seguir.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella