O antigo Costa Mediterranea enfrentou um incêndio significativo na manhã desta quarta-feira (14/8). Agora operado pela Adora Cruises, o navio estava atracado na ilha de Jeju, na Coréia do Sul, quando o incidente foi registrado.
De acordo com o The Star, o incêndio aconteceu na casa de máquinas do navio e foi reportado para a guarda costeira por volta das 8h30 no horário local.
Citando a agência de notícias Yonhap, o jornal disse que uma área de 50m² ficou queimada após o sinistro. Os sprinklers do navio, que agora opera com o nome Mediterranea, chegaram a ser ativados.
Três tripulantes ficaram feridos e precisaram de atendimento emergencial após inalar fumaça, acrescentou o The Star.
Ainda segundo o site, cerca de 3,1 mil pessoas estavam a bordo no momento do incidente, incluindo 2.430 passageiros e 736 tripulantes.
Após enviar inspetores especializados para o navio, a Guarda Costeira da Coréia do Sul afirmou que irá investigar as causas do incêndio.
Realizando um mini-cruzeiro voltado ao mercado chinês, o Mediterranea havia partido de Tianjin, no Norte da China, no dia 12 de agosto. Após passar por Jeju, o navio deveria seguir para Fukuoka, no Japão, ainda no dia 14.
Após o incêndio, no entanto, o navio deve permanecer atracado até que tenha seus certificados de segurança reestabelecidos, afirmou o The Star.
Antigo Costa Mediterranea
Construído para a Costa Cruzeiros pelo estaleiro Kvarner Masa, na Finlândia, o antigo Costa Mediterranea entrou em operação em 2003.
Após ser vendido junto ao Costa Atlantica em 2018, o navio foi transferido para a frota da CSSC Carnival em 2021. Inicialmente uma joint venture entre a Carnival Corporation e a China State Shipbuilding Company, a empresa foi criada para servir o mercado chinês.
Renomeado Mediterranea, o navio tem operado cruzeiros domésticos no país asiático desde o final de 2023.
Agora denominada Adora Cruises, a antiga CSSC Carnival se tornou uma marca independente neste ano. Além do Mediterranea, a companhia também opera o novo Adora Magic City e conta com um terceiro navio em construção.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de The Star) / Imagens (©) Copyright Adora Cruises