Em sua coluna no Diário do Pará, o jornalista Mauro Bonna afirmou que o MSC Seaview e o MSC Musica atracarão em Belém para a COP 30.
De acordo com o colunista, a Secretária Extraordinária da COP 30 já firmou contrato com a MSC Cruzeiros para a operação dos navios na capital paraense.
Ainda segundo Bonna, as embarcações serviriam como hospedagem flutuante durante a conferência das Nações Unidas, que acontece em novembro de 2025.
Cinco mil leitos seriam ofertados pelos navios, que, juntos, contam com cerca de 3,5 mil cabines.
Citando o Ministro do Turismo Celso Sabino, o colunista ainda disse que os navios poderão até mesmo ter seus casinos operando durante o período em Belém.
Hoje proibidos em território nacional, os jogos de azar passam por processo de autorização no país.
Oficialmente, enquanto o MSC Seaview não conta com programação para o período do evento, o MSC Musica já tem roteiros definidos.
De acordo com o site da MSC Cruzeiros, o navio tem previstos cruzeiros pelas Ilhas Canárias e Madeira a partir de 14 de novembro de 2025.
Hospedagem na COP 30
No final de agosto, o Governo Federal anunciou oficialmente sua intenção de utilizar navios de cruzeiro como hospedagem em Belém durante a COP 30.
De acordo com a Casa Civil, as embarcações irão complementar a oferta de leitos na capital paraense, que é considerada insuficiente para um evento deste porte.
“A contratação de navios para a hospedagem é uma das frentes que temos trabalhado para garantir o sucesso do evento em Belém, ao lado de outras iniciativas temporárias, que reforçarão a capacidade de hospitalidade para a COP 30, e as permanentes, que ficarão como legado para a cidade e vão ampliar seu potencial turístico”, explicou na ocasião o secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia.
A operação foi discutida durante um painel do último Fórum CLIA Brasil, realizado no final de agosto, em Brasília.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Diário do Pará) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella