De acordo com a IstoÉ, o Governo Federal irá contratar um terceiro navio para abrigar as delegações da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

O evento acontece em Belém no próximo mês de novembro e deve contar também com a presença do MSC Lirica, navio operado pela MSC Cruzeiros.

Segundo o site, a embarcação, que tem capacidade para cerca de 2,6 mil passageiros, se soma ao Costa Diadema e ao MSC Seaview em uma tentativa de tentar amenizar a falta de leitos na capital paraense.

Ainda de acordo com a IstoÉ, Belém deve receber cerca de 50 mil pessoas durante a COP30, mas conta apenas com 24 mil leitos em hotéis.

Anteriormente, a Folha de São Paulo havia afirmado que os navios de cruzeiro ficarão atracados em Belém entre os dias 5 e 22 de novembro, desde a véspera e um dia após a finalização da conferência.

O Costa Diadema e o MSC Seaview devem acrescentar cerca de 10 mil leitos à capacidade hoteleira da capital paraense. Se confirmada a participação do MSC Lirica, o número passa a pouco mais de 13 mil.

Navios da temporada brasileira

Costa Diadema
Costa Diadema

Os três navios procurados pelo governo brasileiro estarão na América do Sul para a temporada de cruzeiros 2025/2026, inclusive, com itinerários agendados para a época da COP30.

O Costa Diadema tem previsto um cruzeiro pelo Mediterrâneo no período, além de uma travessia entre a França e o Brasil. Com 21 noites, a viagem parte de Marselha em 8 de novembro de 2025.

Em situação similar, o MSC Lirica também conta com travessia agendada para a época. A viagem conta com 21 noites de duraçã e parte de Veneza, na Itália, em 7 de novembro.

A exceção fica por conta do MSC Seaview, que não conta com itinerários previstos para o período do evento. O navio encerra sua temporada europeia em 25 de outubro e conta com programação na América do Sul a partir de 29 de novembro.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de IstoÉ e Folha de São Paulo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella