Marcando o retorno dos cruzeiros internacionais ao Terminal Concais, as embarcações trouxeram passageiros estrangeiros em trânsito para fazer turismo na região, em operação conhecida como longo-curso.
Tanto o navio da Regent como o da Oceania passaram por Santos durante cruzeiros pela América do Sul que também incluem paradas em outros países na região, como Chile e Argentina.
O primeiro a chegar a Santos foi o Seven Seas Splendor. Classificada por seu operador como um dos navios mais luxuosos do mundo, a embarcação atracou no Cais de Outeirinhos por volta das 5h30.
Com cerca de 700 passageiros estrangeiros a bordo, o Splendor permaneceu atracado na cidade por cerca de 12h antes de seguir viagem às 17h20.
Iniciando uma temporada pela América do Sul, o Seven Seas Splendor passou por Santos durante um cruzeiro de 24 noites que também visita outros portos no Brasil, além de destinos na Argentina, Chile, Uruguai, Falklands e Antártica.
Em operação semelhante, o Marina atracou no cais do Armazém 25 por volta das 6h. Velho conhecido dos portos brasileiros, o navio da Oceania Cruises também realiza temporada pela América do Sul e visita Santos durante uma viagem de 12 noites.
O roteiro partiu do Rio de Janeiro no último dia 14 e segue para Buenos Aires, onde os passageiros irão desembarcar após paradas no Brasil, Uruguai e Argentina.
O navio trouxe a Santos pouco mais de mil passageiros estrangeiros, que visitaram atrações turísticas da cidade e região antes de seguir viagem por volta das 19h.
Antes de receber o Marina e o Seven Seas Splendor, Santos registrava um período de nove meses sem escalas de navios de longo-curso. A última embarcação a passar pela cidade em uma operação do tipo havia sido o Celebrity Eclipse, em abril de 2023.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella