Costa cria novo conceito e uma submarca: neoCollection

1
Costa neoRiviera

A Costa continua em sua odisseia de mudanças e novas estratégias iniciada com o acidente com o Costa Concordia há um ano e meio. A mais recente novidade, remanescente de um projeto anterior ao semi-naufrágio é a criação de um subproduto, voltado a um perfil de passageiro diferente daquele que viaja hoje em seus navios. 

Navios menores e mais intimistas, roteiros diferentes, com maior tempo em porto e escalas inusuais, serviço premium e atenção especial aos detalhes. Estes são alguns dos diferenciais do novo produto que a Costa Crociere oferecerá a partir de 9 de fevereiro de 2014, quando o Costa neoRiviera, ex-Grand Mistral, partirá no primeiro cruzeiro da neoCollection.

O produto será oferecido como uma submarca, chamada neoCollection, da qual fará parte o já citado Costa neoRiviera, que está atualmente se tornando navio da Costa Crociere em um estaleiro na Itália, e o já revitalizado Costa neoRomantica, que esteve, inclusive, recentemente no Brasil durante um cruzeiro de volta ao mundo. A idéia é oferecer uma alternativa mais luxuosa ao produto oferecido pelos navios mais novos da companhia, que para alguns – o público alvo da neoCollection – se tornaram muito grandes e impessoais.

Por isso, os navios escolhidos para estes cruzeiros são de médias dimensões: o neoRiviera, construído em 1999 para a Festival Cruises, possui capacidade para 1,250 passageiros em ocupação dupla e 47,000 toneladas, enquanto o neoRomantica possui capacidade para 1,578 e cerca de 70,000 toneladas. Os navios mais novos da companhia, Fascinosa e Favolosa, possuem individualmente capacidade para 3,800 passageiros e mais de 110,000 toneladas cada.

Costa neoRomantica

Interiormente as embarcações também são diferenciadas, o neoRomantica, por exemplo, passou, no final de 2012, por uma reforma que teve por objetivo adaptar o navio a sua nova função, com a modernização e a melhora de vários espaços do navio. O resultado, como pudemos conferir de perto recentemente no Rio de Janeiro, é notável; muito do antigo Costa Romantica se foi, e o novo interior é muito mais bonito e luxuoso, com especial atenção aos detalhes, traduzida em tecidos, iluminação, e revestimentos de primeira linha e extremo bom gosto. Veja fotos do interior do neoRomantica clicando aqui.

O ex-Grand Mistral, por sua vez, ainda não passou por uma intervenção semelhante, o que pode acontecer nos próximos anos, entretanto, possui interiores intimistas, e uma decoração diferente da presente nos outros navios da Costa, mais tradicional e aplicável ao conceito neoCollection. Seu destaque é a grande proporção passageiro/espaço a bordo, maior que a da maioria dos navios da frota: 39,5 m² por passageiro em ocupação dupla.

Primeira imagem do neoRiviera, ainda em estaleiro. 

O primeiro roteiro dentro da submarca será um grande cruzeiro de 62 noites chamada “Grand African Tour”, no neoRiviera, que fará a circunavegação do continente africado, com início em Dubai, e término em Savona, tradicional porto base da Costa no Mediterrâneo. Durante a primavera e verão europeus, o navio realizará cruzeiros de 12 noites pelo Mediterrâneo, partida de Porto Empedocle ou/e Savona, e escalas em Barcelona, Malta, Toulon, Salerno e Livorno.

Já o neoRomantica, que atualmente realiza um cruzeiro de volta ao mundo, será integrado ao projeto nesta mesma época, e realizará, além de alguns cruzeiros de 12 noites pelo Mediterrâneo na baixa temporada européia, cruzeiros de 13 e 15 noites no Báltico e Norte da Europa. Os roteiros de ambas embarcações terão como destaque a permanência nos portos por mais tempo que o comum, para permitir, entre outras coisas, as excursões, que serão planejadas especialmente para estas escalas, e terão grupos de no máximo 25 passageiros.

Ristorante Botticelli, no neoRomantica. Para
mais fotos de seu interior, clique aqui

Outro destaque será a gastronomia, no conceito “Slow Food”, que terá menus elaborados em colaboração com a Università delle Scienze Gastronomiche di Pollenzo. Os pratos serão desenvolvidos especialmente para cada cruzeiro, procurando refletir os costumes dos destinos visitados em cada escala.

Em breve o portal WorldCruises.com apresentará seu especial sobre o Costa neoRomantica, com muito mais informações a respeito do navio; não perca!

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere e Daniel Capella.

Compartilhar

1 Comentário

  1. Daniel vou te dar uma noticias bem interessante!!! tenho amigos dentro da ibero e o pessoal falou que o holiday é o próximo navio a virar "neo" com data definida já pra março. inclusive todos os procedimentos a bordo e até grande parte do material de trabalho já esta sendo implementado! fica a dica. abraço

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui