Micky Arison não é mais CEO da Carnival Corp.

0
Carnival Corporation & plc.

Um dos maiores executivos da indústria dos cruzeiros, filho do fundador da Norwegian Cruise Line, e da Carnival Cruise Lines, Micky Arison, deixou seu cargo de CEO da Carnival Corporation, que ocupa desde a década de 70. Até o dia 3 de Julho, Arison era Presidente e CEO do Grupo Carnival, agora, seguirá na empresa somente como presidente do quadro de diretores, sedendo a vaga de CEO para Arnold W. Donald, veterano na empresa, e que serviu como um dos diretores nos últimos doze anos.

Micky Arison

Arison assumiu o cargo de CEO em 1979 quando a Carnival administrava somente três navios de segunda mão antiquados, e ainda era uma empresa de capital privado. Na época, a empresa tinha receita de 44 milhões de dólares, e carregava cerca de 160,000 passageiros anualmente. Hoje o Grupo Carnival é o maior no mercado de cruzeiros mundial, operando 10 marcas, cada qual com sua frota individual, que somadas, ultrapassam os 100 navios. A receita anual ultrapassa os 15 bilhões de dólares, movimentando 10 milhões de passageiros por ano.

Arnold W. Donald em seu novo cargo irá liderar a equipe executiva, em um primeiro momento focando em atingir as metas estratégicas da companhia a longo prazo, enquanto trabalhará de forma próxima aos executivos de todas as marcas. Marcas estas que também estão sofrendo várias alterações em seus quadros de executivos; na Carnival House, escritório da Carnival UK, que opera a Cunard, P&O e P&O Australia, Carol Marlow e Peter Shank, que estavam na empresa há 16 e 11 anos, respectivamente, foram desligados de seus cargos, enquanto na Itália, Gianni Onorato, presidente da Costa Crociere, que havia servido a marca desde 1986 deixava seu cargo.

Antes, Pier Luigi Foschi, presidente do grupo Costa já havia deixado seu cargo para posteriormente assumir uma nova posição dentro do grupo Carnival, voltada ao mercado asiático. Para seu lugar foi destacado, Michael Tamm, então presidente da AIDA Cruises, que acabou também passando por uma mudança de comando após a transferência de Thamm para Gênova. Michael Ungerer então assumiu como presidente da marca líder no mercado alemão. 

Carnival Breeze, um dos navios do grupo Carnival.
“Estou honrado e privilegiado por ter esta oportu- nidade de liderar a próxima fase de cresci- mento da Carnival Corporation & plc”, disse Donald quando do anúncio de sua nova posição. Agora somente como presidente, Micky Arison continuará a supervisionar os diretores e continuará a ser o maior acionista da empresa que tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), sob a sigla CCL.

“Eu tenho estado a discutir isso com a diretoria já há algum tempo e senti ser este o momento certo para alinhar nossa empresa com as melhores práticas de governança corporativa e entregar as rédeas depois de 34 anos como CEO”, disse Arison que hoje divide seu tempo entre a Carnival Corporation e o Miami Heat, time de basquete atual campeão da NBA, que comprou em 1995.
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright de seus respectivos autores.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui