O Splendour of the Seas foi um dos poucos navios a escalar São Luís desde o início das temporadas regulares em 1998. O navio da Royal Caribbean escalou na capital do Maranhão em dezembro de 2000, em cruzeiro entre Miami e Santos, seu primeiro em águas sul-americanas. Para ver mais sobre esta história, clique aqui. |
Uma reunião realizada esta semana marcou novas discussões sobre a inclusão de São Luís na rota de cruzeiros marítimos nacionais e internacionais. O objetivo foi traçar metas, visitas e avaliações técnicas sobre a infraestrutura e potencial turístico das águas ludovicenses.
O encontro, realizado na cidade de Santos (SP), ocorreu entre o secretário adjunto de Turismo, Guilherme Marques, e representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), das companhias marítimas que operam a rota de cruzeiros em águas brasileiras e da Empresa Maranhense de Portos (Emap).
Durante a reunião foram apresentadas a estrutura portuária de São Luís e as potencialidades turísticas da cidade, dando ênfase à história, gastronomia e cultura. Sendo esta última, um dos pontos mais característicos de São Luís, fundamental para apresentar aos passageiros que ocasionalmente aportariam no Itaqui.
A inclusão de São Luís na rota dos cruzeiros nacionais e internacionais é um projeto a longo prazo, uma vez que as programações para formatação dos roteiros necessitam de, pelo menos, um ano de antecedência.
Por conta disso, uma nova reunião ficou agendada para o mês de julho, em São Luís, com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Emap. E até dezembro está prevista a visita de técnicos da Abremar e das empresas marítimas de cruzeiros para conhecer de perto os aparelhos turísticos da capital do Maranhão.
Segundo Guilherme Marques, o projeto é ambicioso e passivo de sucesso, com planejamento criterioso e execução a longo prazo. “São Luís é uma ilha, e, por assim ser, deve se cercar de iniciativas propositivas e audaciosas. Pensando nisso, estamos nos reunindo desde o começo do ano com as pessoas responsáveis no Brasil pela formatação das rotas dos cruzeiros. O projeto é algo concreto e balizado em nossas potencialidades”, reforçou.
Além do secretário adjunto de Turismo, Guilherme Marques, participaram da reunião João Tomaz, executivo da Abremar, e Claudio Carneiro, vice-presidente da Abremar, Dario Parazzoli, diretor no Brasil da Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiros, Letícia Santos e Dario Dantas, da Royal Caribbean, além de Daniel Vicent e Renata Itapary da Emap.
Acho mais viável, a construção de um pier, para
a atracação dos tenders, na praia do Calhau.
Eduardo Berbert
Uma boa iniciativa seria melhorar a qualidade da água , pois estive em férias em São Luis e as praias , Calhau, São Marcos, Canoa Quebrada tudo impropia.
Uma boa iniciativa seria melhorar a qualidade da água , pois estive em férias em São Luis e as praias , Calhau, São Marcos, Canoa Quebrada tudo impropia.