Espírito Santo avança em projeto que visa o retorno dos navios de cruzeiro a Vitória

0
Navio de cruzeiro em Vitória
Island Escape escala o Porto de Vitória durante a temporada 2011/2012

O Governo do Estado do Espírito Santo continua avançando no projeto que visa trazer os navios de cruzeiro de volta à sua capital Vitória. 

Após encomendar um estudo sobre o assunto à Universidade de São Paulo (USP), a administração estadual enviará representantes de sua secretaria de turismo a São Paulo neste semana. 

A equipe, liderada pelo secretário de turismo Philipe Lemos, irá acompanhar a evolução da pesquisa, além de uma simulação técnica. 

“É mais uma etapa desse estudo tão importante. Vamos saber como o projeto está evoluindo. Estamos otimistas de que tudo vai dar certo para que o nosso estado volte a receber esses navios de cruzeiro”, disse o secretário. 

“A inserção do Espírito Santo na rota de cruzeiros marítimos não apenas impulsionará o turismo na região, mas também contribuirá para a diversificação da oferta de lazer e entretenimento aos turistas”, acrescentou Lemos.

A simulação técnica será conduzida nas instalações da USP e vai incluir uma representação em 3D da costa e porto de Vitória, afirmou o Governo do Estado. 

Serão realizadas análises de risco da operação, utilizando técnicas para identificação, caracterização, quantificação e avaliação de perigos associados à operação.

A previsão é que o relatório da USP, que incluirá um parecer sobre a viabilidade das escalas, fique pronto até o final do mês de março de 2024.

Cruzeiros podem retornar ainda em 2024

De acordo com o governo local, a intenção dos estudos é fazer com que os navios retornem ao estado até o ano de 2025. 

O estudo, realizado em parceria com a USP, contará com uma análise técnica completa da viabilidade da potencial operação dos cruzeiros no litoral capixaba. 

De acordo com o Governo do Estado do Espírito Santo, a iniciativa reflete um compromisso em fortalecer o setor turístico do estado, explorando novas oportunidades de desenvolvimento econômico.

Com o projeto viabilizado, Vitória poderia receber até 40 escalas por temporada, com impacto econômico positivo, afirmou o governo, acrescentando que os navios poderiam injetar até R$ 20 milhões na cidade por estação. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo do Estado do Espírito Santo) / Imagem (©) Copyright Setur Espírito Santo

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui