
Na última semana a Holland America Line, hoje parte do grupo Carnival, completou 140 anos de existência. No início de sua rica história, a companhia holandesa serviu como ligação entre a América do Norte e a Europa para imigrantes, até, pouco a pouco transformar-se no que é hoje, uma empresa de cruzeiros de lazer. Para ver mais sobre toda a história, visita o blog da Holland America PT, clicando aqui.
No Brasil, a companhia há muitos anos realiza cruzeiros, porém, não em viagens de cabotagem. O mais próximo disso, aconteceu no final da década de 90, quando o ex-Rotterdam de 1959, principal navio da companhia por muitos anos, fez duas temporadas com embarque em Santos. Na época, a embarcação já não era parte da frota da HAL, e sim, operado por uma subdivisão da Premier Cruises, com o nome de Rembrandt. Entretanto, com toda sua tradição, e reputação conquistada nos anos de Holland America Line, era impossível desassociá-lo a companhia holandesa. Para ver mais sobre essa história, clique aqui.
Com a cidade de Santos, a Holland America possui uma história um tanto incostante, ao longo da última década fez várias passagens pela cidade, mas raramente mais de uma escala por temporada, e em várias sequer trouxe um de seus navios para o Concais. O último navio da companhia a passar por Santos foi o Veendam, em Março de 2011 (veja fotos dessa escala clicando aqui). Na temporada anterior, o navio da S-Class já havia estado em Santos, durante seu cruzeiro posicional para Nova York. Para a temporada 2012/2013, após uma temporada de ausência, estava prevista a estréia do Prinsendam na cidade, porém, por conflito de datas, e questões de regulamento e infraestrutura a escala não se realizou.
Em anos anteriores, navios como o Rotterdam, que realizaram temporadas na América do Sul, fizeram escalas em Santos. Em 2006, o então flag-ship da frota, Rotterdam VI fez sua primeira escala na cidade em um dia chuvoso e cinza. Para ver fotos desse dia, clique aqui. Por enquanto, não estão previstas mais escalas em Santos para as próximas temporadas. Já para outros portos brasileiros, a temporada 2013/2014 trará o Zaandam, o Prinsendam e o Maasdam. Portos como os de Belém, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador, costumam ser presença certa nos cruzeiros da companhia.
Não esqueça que são presença garantida todos os anos nos rios da amazônia.
Verdade Gilmar, acrescentei uma frase sobre isso.
Caro Daniel Capella,
agradecidos pelo seu post sobre os 140 anos da Holland America Line e o respectivo link para o nosso post.
Mantenha o entusiasmo no seu belo blogue de informação sobre cruzeiros.
Um abraço da equipa da
HAL PT
Olá!
Imagine, é um prazer divulgar o trabalho de vocês que também aprecio bastante. E a postagem sobre os 140 anos foi bastante detalhada, valeu com certeza o link.
Abraço.