O Costa Luminosa escalou o porto de Recife no último dia 19. Com mais de 290 metros de comprimento, a embarcação trouxe a bordo cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. O navio realiza atualmente um cruzeiro de volta ao mundo em 106 noites, passando pelos 5 continentes e diversos países. O Costa Luminosa veio diretamente do porto de Mindelo, em Cabo Verde, e o Recife foi o primeiro porto da costa brasileira em que o navio atracou.
Ana Paula Neves é tripulante do navio e trabalha na área de RH nas embarcação há mais de 6 anos. Longe de casa há 8 meses, a parada na capital pernambucana trouxe à gaúcha uma vantagem: poder trazer a família do Rio Grande do Sul para embarcar no navio e prosseguir viagem até o Rio de Janeiro. “Eu trouxe elas para Recife, para embarcar e irmos até o Rio. É muita saudade! Passo muito tempo longe de casa, longe da minha família e essa oportunidade de ter esse reencontro me deixa muito feliz! Vamos conhecer o centro, Olinda e a praia de Boa Viagem”, comemorou a tripulante.
O francês Françoise Chardon, aposentado que atuava no ramo de alimentos, é uma das pessoas que irá fazer a viagem completa de volta ao mundo. No Brasil, ele conhecia apenas o Rio de Janeiro. Com sua primeira parada em Recife, ficou encantado com os pernambucanos. “É minha primeira vez em Recife. Espero encontrar ao longo da viagem, pessoas tão legais e interessantes quanto as pessoas que estou conhecendo por aqui. Estou muito empolgado para continuar e poder finalizar essa experiência”, contou o francês.
Para o diretor Comercial e de Operações do Porto do Recife, Carlos Vilar, por ser o primeiro porto em que boa parte dos navios de cruzeiro atracam na costa brasileira, o terminal atrai mais investimentos na economia da cidade e do estado. “O Porto do Recife tem sido uma porta de entrada desses grandes navios que vêm da Europa e se consolidou na rota de cruzeiros internacionais que aquecem a economia da cidade e de Pernambuco”, disse.
Após quase dez horas atracado, o Luminosa seguiu viagem rumo à Salvador, na Bahia. Em seguida, ele continua o roteiro para o Rio de Janeiro e de lá para os demais destinos.
O cruzeiro de volta ao mundo