Uma passageira inglesa foi resgatada pela Guarda Costeira da Croácia neste domingo após cair do Norwegian Star. O navio seguia rumo a Veneza (Itália) na noite de sábado, quando a passageira, Kay Longstaff, caiu da popa.

A queda aconteceu por volta da 00h no horário local, quando o navio da Norwegian Cruise Line navegava a pouco mais de 60 quilômetros da costa da Croácia. Após constatar que Kay não estava mais a bordo, a equipe do navio acionou as autoridades locais para buscas. Às 9h40 no horário local, a passageira foi encontrada por um barco de patrulha da guarda costeira.

Resgatada com vida, a passageira encontrava-se a cerca de 1.3 quilômetro de onde a queda foi registrada. De acordo com a Guarda Costeira Croata, apesar de não correr risco de vida, Kay encontrava-se esgotada fisicamente.

“Tenho muita sorte de estar viva, eu cai da traseira do Norwegian Star e fiquei na água por dez horas até ser resgatada”, disse Kay a um canal de TV local. “Eu estava sentada na popa de um dos decks e, sim… foi bem ruim”, acrescentou, tentando explicar o acidente.

A passageira tem 46 anos foi, posteriormente, levada a um hospital na cidade de Pula, onde se encontra até o momento.

Yoga e câmeras determinantes para final feliz

Guarda Costeira da Croácia foi responsável pelo resgate

De acordo com um dos socorristas, contribuiu para o resgate a experiência de Kay no yoga. “Ela disse que o yoga a ajudou porque, por praticar, ela está em forma. Ela também disse que ficou cantando durante toda a noite para não sentir o frio”, contou ao The Guardian.

Já David Radas, porta-voz do Ministério de Transporte da Croácia, atribuiu ao sistema de câmeras do navio o resgate. Como a queda foi registrada em imagem, foi possível determinar o momento exato em que Kay ficou para trás. “Já que a tripulação sabia a hora do acontecimento, eles puderam verificar a posição exata do navio no momento”, disse ao The Sun.

Também contribuíram para o desfecho o tempo quente de verão bem como a ausência de vento – que deixou o mar mais calmo que o comum.

As circunstâncias da queda não foram ainda esclarecidas e estão sendo investigadas pela tripulação. A embaixada do Reino Unido na Croácia também investiga.

Norwegian Star realiza cruzeiro pelo Adriático

Norwegian Star
Norwegian Star em Dubrovnik, na Croácia

Em comunicado à imprensa, a Norwegian Cruise Line afirmou “estamos contentes em informar que a passageira foi encontrada viva. Ela está em condição estável e foi levada a um hospital na Croácia para avaliação mais detalhada. Estamos muito felizes que esta pessoa, que mora na Inglaterra, está agora a salvo e em breve retornará para seus familiares e amigos”.

Na ocasião, o Norwegian Star realizava um cruzeiro de sete noites com ida e volta a Veneza. A viagem começou no dia 12 de agosto e visitou Kotor (Montenegro), Corfú, Santorini e Mykonos (Grécia), bem como Dubrovnik (Croácia), antes de retornar a Veneza. Foi neste último trecho que Kay caiu, já na última noite do cruzeiro.

Inaugurado em 2001, o Norwegian Star tem capacidade para até cerca de 2,800 passageiros. Com 91,000 toneladas, a embarcação realiza cruzeiros na Europa, Caribe e Costa Oeste dos EUA. Na temporada 2019/2020, estreará na América do Sul, com cruzeiros entre a Argentina e o Chile. Clique aqui para saber mais.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Guarda Costeira da Croácia e NCL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *