Queen Mary 2 no Rio de Janeiro. 

Após 171 anos com navios registrados no Reino Unido, a Cunard Line anunciou hoje que irá mudar o registro de todos os seus navios: Queen Mary 2, Queen Elizabeth (de 2010) e Queen Victoria. A partir do fim desse mês, os navios serão registrados em Hamilton, nas Bermudas, e ostentarão o nome dessa cidade às suas popas.

Vários foram os motivos que levaram a decisão: a Cunard alega estar em desvantagem perante suas competidoras (como a Celebrity, a P&O e Princess (ainda que essas duas sejam do mesmo grupo, o grupo Carnival)), por não poder realizar casamentos a bordo – o registro britânico não permite esse tipo de cerimônia em suas navios. Porém, nos bastidores, sabe-se que é muito mais econômico registrar os navios em paraísos fiscais, como as Bermudas ou Bahamas, e que esse teria sido o principal fator da mudança.

Em tempos de crise econômica mundial, todo lucro a mais é válido, mesmo que se deixe a British Heritage, orgulho da Cunard para trás.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Igor Welster.

3 Comentários

  1. Pois é, a Cunard é só faixada, não só a Cunard…
    Uma vez li uma notícia fantasiosa que dizia que a Carnival iria unificar todas as suas marcas, mudando inclusive os nomes dos navios para Carnival Fortuna por exemplo. Fariam tudo isso até 2015. É fantasiosa, mentirosa, mas não muito diferente da realidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *