A temporada 2019/2020 no Porto de Santos começa em cerca de um mês. No dia 17 de novembro, o Concais recebe o Zaandam, da Holland America Line, para abrir a estação.
Em trânsito, o navio premium é o primeiro dos 13 que passarão pela cidade até abril do próximo ano. Do total, sete virão ocasionalmente, em cruzeiros internacionais. Já os outros seis farão escalas regulares, utilizando o porto como base para seus cruzeiros pela região.
Navios de cabotagem
O primeiro navio da temporada regular a escalar é o MSC Fantasia, no dia 20 de novembro. O navio da MSC Crociere realizará apenas alguns cruzeiros a partir da cidade, antes de partir para o Rio de Janeiro. Até dezembro, faz cinco escalas no Concais. Em março, se despede com uma sexta escala.
O segundo navio a chegar é o MSC Seaview, que atraca pela primeira vez na estação no dia 6 de dezembro. No dia seguinte é a vez do Costa Fascinosa voltar ao Porto, dando início a sua temporada local.
O Sovereign, da Pullmantur, chega no dia 9 de dezembro, enquanto o MSC Sinfonia faz sua primeira escala em mais de dez anos, no dia 13 de dezembro. Com cruzeiros regulares até março, o navio é um dos destaques da estação.
“Além do retorno do MSC Seaview de capacidade de 5 mil passageiros, o maior vindo pra Santos, receberemos mais um navio o MSC Sinfonia, ou seja, para essa temporada serão 6 navios de escalas regulares, contra 5 na temporada passada”, disse Sueli Martinez, Diretora de Operações do Concais.
Com uma temporada mais longa, o Costa Fascinosa também será um dos diferenciais da estação. “A Costa Cruzeiros prolongou as escalas para essa temporada e fará cruzeiro de Páscoa, que há muito tempo não acontece em Santos”, completou Sueli.
O último navio a chegar para a temporada regular é o MSC Poesia, que encerra seu posicional Europa – Brasil em 15 de dezembro.
Navios em trânsito
As companhias que virão a Santos em cruzeiros internacionais são a Regent Seven Seas, a Azamara Club Cruises, a Celebrity Cruises, a Holland America Line e a Oceania Cruises.
Com cruzeiros de longo-curso, as empresas levarão sete navios ao porto, incluindo o estreante Volendam. O navio será o único a vir a cidade pela primeira vez durante a temporada.
Substituindo o Prinsendam, o navio da Holland America Line faz uma única escala, no dia 19 de fevereiro.
O navio em trânsito com mais escalas será o Azamara Pursuit. O navio de pequeno porte fará um total de 4 paradas no cais santista, entre os dias 12 de dezembro e 27 de fevereiro.
O Marina, da Oceania Cruises, é o segundo, com 3 paradas entre e 12 de dezembro e 8 de abril.
As outras embarcações de longo curso são o Zaandam, o Celebrity Eclipse, o Seven Seas Mariner e o Insignia.
Números
No total, os 13 navios farão 113 escalas no Porto de Santos. Após começar em 17 de novembro, a temporada acaba em 14 de abril.
O navio com mais paradas será o Costa Fascinosa, com 24 paradas. Em seguida vem o MSC Seaview, com 21 escalas. Já o Sovereign, da Pullmantur, é o terceiro do ranking, com um total de 19 paradas.
Em 83 dias de operação, o Concais verá apenas um navio utilizando suas instalações em 57 ocasiões. Escalas duplas acontecem em 24 dias. Em 26 de dezembro acontece a única escala tripla da temporada. No dia, o MSC Seaview, o Azamara Pursuit e o Costa Fascinosa visitam Santos simultaneamente.
O destaque em volume de passageiros da temporada será o dia 13 de dezembro. Na ocasião, pela primeira vez em alguns anos, o Concais receberá cinco navios ao mesmo tempo. Chegando para a temporada, o MSC Sinfonia terá a companhia do MSC Seaview, do Costa Fascinosa, do Sovereign e do Seven Seas Mariner.
Com a quantidade de escalas, o Concais espera crescimento no número de passageiros em suas instalações. De acordo com a Diretora de Operações Sueli Martinez, o porto de Santos deve receber um total de 627 mil passageiros no período da temporada.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella