Após suspeita de COVID-19, Costa Fascinosa volta a atracar no Porto de Santos

1
Navio voltou a entrar no porto por volta das 17h, quando é visto nas fotos

Encerrando período de quarentena, o Costa Fascinosa voltou a atracar em Santos na tarde deste sábado (28/3). Fora de serviço desde o último dia 17, o navio da Costa Crociere estava fundeado na barra desde o dia 18.

Na ocasião, a Anvisa determinou que o Fascinosa deveria cumprir isolamento devido a suspeita de COVID-19 a bordo. De acordo com o Portal G1, o navio tem, no momento, 35 casos suspeitos. A bordo estão apenas 757 membros da tripulação, que, em condições normais, pode chegar a 1.100 pessoas. 

Durante a semana passada, 7 funcionários com sintomas do novo coronavírus desembarcaram para atendimento médico em terra. Os tripulantes, que são das Filipinas, Indonésia e Índia, estão internados em um hospital filantrópico de Santos. Dois estão na UTI. 

Apesar de ter atracado no Armazém 25, onde fica o Concais, o navio segue isolado. De acordo com a Costa, uma quarentena voluntária foi imposta pela própria companhia. “Todas as medidas de saúde necessárias, nessas circunstâncias, estão sendo realizadas e respeitadas diligentemente de acordo com as autoridades sanitárias locais. Há um médico a bordo, da Costa Cruzeiros, responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes”, disse a companhia ao G1. 

Enquanto isso, a Guarda Portuária isolou o local de atração do navio para impedir o acesso de pessoas não autorizadas. 

Com a atração do Fascinosa, a Santos Port Authority acionou o Plano de Contingência do Porto de Santos. Em nota, a administradora do porto afirmou que, com isso, fortalece a comunicação entre as autoridades intervenientes e auxilia no planejamento e adoção de ações necessárias para gestão eficiente da situação. 

Os funcionários da SPA que atuam no atendimento do navio estão utilizando equipamentos de proteção adequados. 

Últimos cruzeiros tiveram passageiros infectados

No Brasil desde dezembro, o Costa Fascinosa tinha cruzeiros partindo de Santos agendados até o dia 14 de abril. No entanto, de forma preventiva, a Costa decidiu cancelar, no último dia 13, cancelar todas as viagens entre a data e 17 de março. 

Costa cancela restante da temporada na América do Sul

Entretanto, mais tarde, casos foram confirmados entre passageiros que embarcaram nos cruzeiros anteriores à parada. De acordo com o G1, ao menos uma passageira do cruzeiro que partiu no dia 8 de março testou positivo para o novo coronavírus. 

Na ocasião, o Costa Fascinosa partiu de Santos em viagem de 6 noites rumo ao Nordeste. A viagem fez escalas em Búzios, Salvador e Ilhabela, antes de retornar a Santos no dia 14. 

Também há relatos de contágio no cruzeiro do dia 14, o último da temporada. Com três noites, o cruzeiro curto deveria ter feito paradas em Balneário Camboriú e em Ilhabela. As cidades, no entanto, recusaram as escalas e o Fascinosa permaneceu em alto-mar durante todo o período. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

1 Comentário

  1. Se já havia relato de 1 passageiros contaminado no dia 08/03, pq o embarque do dia 14 não foi cancelado??
    Foram imprudentes e expuseram centenas de pessoas ao risco. Embarquei no dia 14, depois de conversar com várias pessoas, que que garantiram que não havia problemas!
    Eu e minha Amiga estamos contaminadas, por pura negligência da empresa.
    Duvido que não haja mais casos!
    No desembarque, apenas abriram as portas e nos deixaram sair, total descaso!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui