Uma definição sobre a retomada dos cruzeiros em portos brasileiros deve acontecer na próxima semana. A informação foi divulgada pela deputada federal Rosana Valle, em um vídeo publicado em seu perfil no Facebook.
Citando Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni e Silva, a deputada afirmou que uma reunião para discutir o tema está prevista para a próxima semana, com participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Infraestrutura e do Ministério do Turismo.
Do encontro dos ministros, deve sair uma portaria com os procedimentos a serem adotados para a retomada dos cruzeiros. De acordo com a deputada, o documento também terá anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Ao lembrar a proximidade da próxima temporada, a deputada destacou a falta de definição por parte das autoridades sanitárias brasileiras. “As agências de navegação e as operadoras de cruzeiro não sabem qual é o procedimento ou determinação da Anvisa”, disse.
A deputada ainda lembrou que já existem cruzeiros em operação em águas internacionais, utilizando novos protocolos de saúde e segurança que incluem diminuição da capacidade de passageiros e testagem para COVID-19 para todos os hóspedes e tripulantes, além de outros procedimentos.
Rosana também afirmou estar solicitando definições para o setor desde junho, já que, segundo ela, a decisão é fundamental para quem vive do turismo.
“Não quero defender quem quer viajar, estou defendendo quem precisa trabalhar e depende do turismo. Todos os setores estão voltando. Eu vim aqui para Brasília em um avião lotado, então precisamos ter critérios com a segurança dos passageiros, tripulantes e moradores das cidades onde estes navios farão escalas”, explicou.
Decisão é fundamental para o restante da temporada
Em meio a pandemia e a ausência de uma definição, a maior parte das companhias que viriam ao Brasil na próxima temporada decidiu cancelar suas operações locais.
Mais recentemente, em 3/11, a MSC Crociere cancelou o primeiro mês de sua temporada nacional. A companhia é a única que segue com intenção de operar regularmente no país em 2020/2021, selecionando três navios para os roteiros locais.
Na ocasião, a empresa afirmou que ainda aguardava o parecer das autoridades sobre a realização dos roteiros. Com a ausência de definições, mesmo que recebesse autorização para navegar, não teria tempo hábil de preparar suas embarcações para a retomada em 15/11 – data originalmente planejada para o começo da temporada.
Assim, a data de início da estação foi adiada para 19/12. “Estamos prontos para iniciar os procedimentos operacionais e logísticos necessários para o reinício dos cruzeiros na região”, disse o diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, no comunicado de cancelamento.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Rosana Valle) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e reprodução
Merely wanna comment on few general things, The website design and style is perfect, the written content is really superb : D. Conchita Cullen Frendel
I think you have remarked some very interesting points, appreciate it for the post. Jada Clerc Moreen
I am truly grateful to the holder of this website who has shared this fantastic paragraph at at this time. Doralynne Hebert Ger
Hi there, I desire to subscribe for this blog to get hottest updates, thus where can i do it please help. Minnaminnie Gibby Giff
Good on you for investing the time in the material you present, therefore guaranteeing the quality. Galina Leonard Schoenfelder