Antes da pandemia de COVID-19 causar o cancelamento total da temporada 2020/2021 da Costa na América do Sul, o Costa Luminosa estrearia em seu roteiro regular nessa semana.
Pela primeira vez dedicado ao mercado brasileiro, o navio havia sido dedicado ao roteiro do Prata, partindo de Santos e, pela primeira vez, de Itajaí. No último dia 13, deveria ter começado a primeira viagem do itinerário, que também incluía paradas em Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai.
Além do Luminosa, a Costa havia destinado o Costa Fascinosa e o Costa Pacifica à América do Sul em 2020/2021.
Em setembro, porém, a companhia italiana decidiu cancelar toda a operação local por conta da pandemia do novo coronavírus.
No mês seguinte, a Costa adiantou seus planos para 2021/2022. A temporada, que deve ser uma das maiores da história, contará com o Costa Toscana – maior e mais novo navio da frota – além do Costa Favolosa.
Costa 21/22: temporada terá 5 meses de duração e navio recém-inaugurado
Vinda ao Brasil em 2021/2022
Apesar do cancelamento, o Costa Luminosa deve vir ao Brasil em 2021/2022. O navio passará pelo país em um longo roteiro pela América do Sul voltado ao mercado europeu.
Com mais de 100 noites no total, a viagem será dividida em dois trechos. Partindo em 6 de janeiro de 2022, a primeira tem 51 noites e parte de Savona, com destino a Buenos Aires.
Além de navegar pelo Rio Amazonas, o itinerário inclui também passagem pela Patagônia e Terra do Fogo. No Brasil, passa por Santarém, Manaus, Belém, Recife, Maceió, Salvador e Rio de Janeiro.
Já o segundo roteiro parte de Buenos Aires e realiza o caminho inverso, chegando a Savona após 51 noites. Com itinerário similar, a viagem parte em 25 de fevereiro de 2022. No Brasil, as escalas variam: Santarém, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro.
Enquanto a viagem não chega, o Luminosa segue fora de operação na Europa. No momento, o navio se encontra fundeado no porto de La Spezia, no Norte da Itália.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa