Deputado Federal por São Paulo, Junior Bozzella enviou uma carta a Antonio Barra Torres, o diretor-presidente da Anvisa, na última quinta-feira (16/9).
No documento, compartilhado pelo Terminal Concais, Bozzella questiona Barra Torres sobre a situação atual dos cruzeiros em águas brasileiras.
“Venho através deste, consultar Vossa Excelência, porque até o presente momento a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não sinalizou a retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil através da autorização para a realização da temporada 2021/2022”, diz o deputado em trecho da carta.
Bozella também reflete sobre a volta de outros setores, afirmando que “de norte a sul, as atividades econômicas vem sendo retomadas, as restrições tem sido suspensas e bares, restaurantes, casas noturnas, shows e eventos estão voltando a ser realizados”.
Outro segmento citado pelo deputado é o das companhias aéreas, que, diz ele, estão operando e “trafegam com centenas de passageiros por voo fazendo um rodízio ininterrupto de pessoas 24 horas por dia pelos sete dias da semana”.
“Contudo as operadoras de cruzeiro estão há quase dois anos sem poder operar no Brasil”, pondera Bozzella.
“Estamos falando em um prejuízo de cerca de R$ 2,5 bilhões e da geração da possibilidade de geração de 35 mil novos postos de trabalho. Em um momento de encolhimento de economia como o que estamos vivendo, não é racional simplesmente descartar a realização da temporada 2021/2022 de Cruzeiros Marítimos em vez de promover a estrutura para que ela ocorra de forma segura”, avalia o deputado.
“Diante do imenso prejuízo a economia nacional que o cancelamento da temporada 2021/2022 de Cruzeiros Marítimos de passageiros causará, venho por meio deste solicitar que a Anvisa avalie a concessão da autorização para a realização da Temporada 2021/2022 mediante protocolos rígidos de segurança a serem elaborados por um conselho de especialistas”, acrescenta.
Ainda de acordo com o deputado, os protocolos podem incluir a apresentação de teste PT-PCR negativo para COVID-19 e certificado de vacinação, além de medidas de distanciamento e higienização.
Na carta, Bozzella cita também o arrefecimento da pandemia de COVID-19 no mundo e no Brasil, além do avanço da vacinação contra a doença no país.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Concais) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella
Gostei da atitude desse deputado, mostrando que já está tudo praticamente normal e a anvisa com implicância com o setor de cruzeiros.
E a Rosana Vale sumiu, faz tempo que não vejo nenhuma notícia dela.
Estou com a impressão que a temporada de cruzeiros 21/22 está subindo no telhado.
A Anvisa é uma autarquia autônoma, livre de pressões. Se ela decidir que o momento ainda não
é o adequado, não teremos a temporada.