O MSC Splendida voltou a deixar Santos na noite deste domingo (2/1). Sem passageiros, o navio da MSC Cruzeiros seguiu para a entrada do porto, onde deve ficar fundeado pelos próximos dias.
Mais cedo, durante o dia, o navio deveria ter embarcado hóspedes para um novo cruzeiro pela costa brasileira. A viagem, no entanto, acabou cancelada por determinação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Em nota, o órgão informou que classificou o cenário epidemiológico do navio como nível 4 – o que impede sua operação por ora.
Navio voltou a Santos em 30 de dezembro
Após interromper seu cruzeiro de Ano Novo, o MSC Splendida permanece em stand-by no porto e na barra de Santos desde a madrugada do último dia 30.
Em temporada pelo Brasil desde 16 de dezembro, o navio da MSC havia partido de Santos para a viagem de Réveillon no dia 26. Com sete noites, o cruzeiro previa paradas em Cabo Frio, Porto Belo, Ilhabela e Balneario Camboriú.
Três dias depois da partida, no entanto, o Splendida retornou a Santos em escala não programada, atracando no cais do Terminal 33.
Na ocasião, a MSC informou que o navio faria uma parada técnica na cidade, com o objetivo de desembarcar “um número limitado de casos de COVID-19” que havia sido identificado entre os hóspedes e tripulantes do MSC Splendida.
Inicialmente, o navio deveria seguir viagem ainda no dia 30, continuando a realizar parte do roteiro antes programado.
Pouco depois, no entanto, a Anvisa iniciou fiscalização a bordo, decretando surto de COVID-19 na embarcação. Assim, determinou que o Splendida deveria permanecer atracado em Santos até a “finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde”.
No dia seguinte, a agência confirmou o fim do cruzeiro que ocorria naquele momento, com desembarque dos passageiros que permaneciam a bordo. Sujeita às necessidades operacionais do porto e do próprio MSC Splendida, a operação começou no dia 31, após o navio trocar de posição e atracar em Outeirinhos, e terminou apenas no dia 1º.
Na noite de Ano Novo, o Splendida precisou, inclusive, deixar o porto, permanecendo em navegação nos arredores de Santos.
Ainda na noite do dia 31, a MSC Cruzeiros havia confirmado o embarque do dia 2, afirmando em nota que a programação futura do navio não ia ser alterada.
O próximo cruzeiro do MSC Splendida agora está marcado para o dia 9 e também parte de Santos.
Nas fotos, o navio é visto retornando a Santos no primeiro dia de 2022, sob névoa, para finalizar a operação de desembarque.
Logo a MSC e a Costa vão fazer igual fizeram a Royal e a Norwergian, vão embora do país pra não voltaram nunca mais.
Não é só no Brasil: o MSC Grandiosa teve que interromper um cruzeiro na Itália por conta de casos de COVID a bordo. A pandemia está cada vez pior: ontem (3/1) houve o recorde de mais de 2 milhões de casos de COVID em um único dia em todo o mundo. Enquanto a pandemia não for contida, é arriscado pensar em retomada de cruzeiros seja onde for.