O Costa Fortuna voltou a operar nesta terça-feira (21/2), após cerca de uma semana fora de serviço devido a uma pane elétrica.
Em temporada pela América do Sul, o navio da Costa Cruzeiros voltou a receber passageiros em Montevideo, partindo em um cruzeiro de oito noites por Uruguai, Brasil e Argentina.
Com ida e volta a capital uruguaia, o itinerário inclui visitas a três destinos nacionais além de Buenos Aires, onde o Fortuna atracou nesta quarta-feira (22/2).
Antes de retornar a Montevideo no próximo dia 1º, a embarcação ainda deve passar por Balneário Camboriú, Ilhabela e Rio de Janeiro – porto no qual também receberá passageiros no dia 25.
Partindo do Píer Mauá, o Costa Fortuna realiza roteiro semelhante, retornando à capital carioca no dia 5 de março.
Antes de encerrar sua temporada sul-americana, o navio ainda realiza embarques no Rio nos dias 5, 13 e 21 do próximo mês.
Já em 29 de março, a embarcação inicia no Pier Mauá a sua travessia para a Europa. O roteiro de 18 noites tem como destino final o porto de Savona, na Itália, e inclui paradas em outros portos no Brasil, Espanha e França.
Pane elétrica e cruzeiro interrompido
De acordo com O Globo e diferentes fontes na Argentina, o Costa Fortuna sofreu um problema em sua parte elétrica enquanto navegava entre Ilhabela e Montevideo no último dia 11.
Citando depoimentos de passageiros, o blog de Ancelmo Gois relata que a avaria técnica causou redução na velocidade de navegação.
Após chegar em Montevideo no dia 14, a embarcação acabou tendo o cruzeiro que realizava que realizava interrompido, acrescentou Gois.
Assim, os passageiros brasileiros que estavam a bordo foram levados de volta ao Rio de Janeiro – porto do qual haviam partido – por via aérea.
Na ocasião, o Costa Fortuna oferecia um cruzeiro de oito noites que havia começado no Pier Mauá em 9 de fevereiro.
Com retorno ao Rio previsto para o dia 17 do mesmo mês, a viagem incluía paradas em Angra dos Reis, Ilhabela, Montevideo e Buenos Aires.
Cancelamento e reparos
A viagem do dia 17 também acabou sendo posteriormente cancelada pela Costa Cruzeiros.
Em comunicado enviado aos passageiros com reservas para a data, a companhia confirmou “problema técnico no sistema elétrico” do Costa Fortuna.
“Tal problema, embora não tenha afetado a segurança do navio, da tripulação ou mesmo alteração nos serviços de bordo, impôs uma redução de velocidade no percurso, com consequente atraso na chegada à já planejada escala em Montevidéu”, disse a Costa.
A intervenção técnica para solucionar a pane foi iniciada logo após a chegada na capital uruguaia, acrescentou a companhia.
“Infelizmente, a equipe técnica não conseguiu concluir a tempo tal intervenção, dada sua complexidade de execução. Assim, considerando que não será possível concluir os ajustes técnicos necessários dentro de um prazo que permita a manutenção do cruzeiro programado, lamentamos informar que o seu cruzeiro está definitivamente cancelado”, informou.
Ainda segundo o comunicado, os passageiros afetados receberam reembolso total do valor pago pela viagem, além de crédito adicional no valor de R$ 4.000,00 por cabine a ser utilizado como desconto no valor da tarifa marítima de um cruzeiro nos próximos 18 meses.
O voucher não é válido para taxas ou serviços adicionais, acrescentou a Costa.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de O Globo e Noticias de Cruceros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Estamos revoltados porque já essa viagem estava planejada para acontecer a dois anos atrás não ocorreu devido a Covid houveram remarcações e dessa vez já estávamos de malas prontas , muitos gastos financeiros e emocionais para essa viagem que mais uma vez não aconteceu já é a terceira remarcação e penso que esse dinheiro deveria se ofertado a todos pelos transtornos e não só para uso para remarcação. Meu grupo de 8 pessoas iria embarcar no dia 17/023.
Estou numa situação semelhante, era a viagem de formatura de minha filha (que por sinal é fruto de uma adoção tardia e teve muita dificuldade em concluir o fundamental). Contar para ela foi muito difícil e acabei comprando uma viagem de última hora pois ela estava a três dias sem dormir pensando no cruzeiro. Agora, só me resta esperar por reparação, esse valor oferecido não cobre meus prejuízos com a outra viagem e nem todo transtorno passado. Eles são uma empresa grande e poderiam ter oferecido qualquer outra solução de hospedagem e/ou navio etc, além de um aviso de cancelamento. Estou formando um grupo de pessoas que sintam injustiçadas como eu para reparação junto a Costa. Quem interessar possa, pode me contactar pelo e-mail [email protected]