O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza foi concedido à iniciativa privada no último dia 11. Em leilão na sede da B3, em São Paulo, as instalações foram arrendadas pelo Grupo ABA Infraestrutura e Logística.
A empresa se sagrou vencedora da disputa com uma oferta de R$ 100.000,00 para a outorga do leilão.
Nos próximos 25 anos, a ABA – que já administra os terminais de cruzeiros dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Salvador – assumirá a gestão da estrutura cearense, usando sua expertise para articular ainda mais escalas, disse a companhia Docas do Ceará.
A empresa ainda poderá explorar o espaço de forma mais diversificada, acrescentou a estatal, gerando oportunidade de negócios e empregos.
O processo de arrendamento teve a presença do Assessor da Presidência da Companhia Docas do Ceará, Roberto Loureiro, além do Diretor Comercial e do Coordenador Comercial da estatal José Júnior e Rinaldo Lira.
Segundo a Companhia Docas do Ceará, o processo de arrendamento de infraestrutura pública é uma abordagem economicamente viável, que visa conceder instalações públicas para a iniciativa privada.
“Ao assumir os encargos de renovação e manutenção da estrutura, mediante o pagamento de uma taxa mensal de arrendamento e um valor de outorga do leilão, o setor privado tem a oportunidade de investir, estimulando a economia local, promovendo a criação de empregos e proporcionando outras vantagens à região”, acrescentou.
A estatal também frisou que a propriedade do terminal de cruzeiros de Fortaleza continuará com a Companhia Docas do Ceará e que, hoje, as instalações necessitam de investimentos para recuperar suas condições originais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Companhia Docas do Ceará) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella