A Companhia Docas do Ceará (CDC) confirmou que o leilão para arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros será realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Antaq, no dia 11 de agosto de 2023, a partir das 14h, na B3 em São Paulo.
Segundo a empresa, o arrendamento vigorará pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação contratual.
“O leilão para o arrendamento de área e infraestrutura pública do TMP Fortaleza representa uma oportunidade para investidores interessados em participar do crescimento e desenvolvimento do setor portuário e turístico do Ceará”, disse a CDC.
Ainda segundo a estatal, o equipamento já possui estrutura construída mas necessita de reparos pontuais para a continuação de sua operação.
“Além disso, está estrategicamente localizado com capacidade para atender o crescente fluxo de passageiros no litoral cearense”, acrescentou.
Na temporada 2022/2023, o Porto de Fortaleza recebeu um total de 25 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, em dez diferentes escalas.
“A realização do leilão reafirma o compromisso da CDC e do Ministério de Portos e Aeroportos com o desenvolvimento sustentável do Porto de Fortaleza e a promoção do crescimento econômico do Ceará”, disse o Diretor Presidente da Companhia Docas do Ceará, Denis Bezerra.
“O sucesso desse leilão abrirá novas perspectivas para o turismo marítimo, fortalecerá a economia local e trará benefícios significativos para a região Nordeste como um todo”, concluiu.
Leilão está pendente desde 2020
Programado para ocorrer no início de 2020, o leilão do Terminal de Cruzeiros do Porto de Fortaleza precisou ser adiado devido ao início da pandemia de COVID-19.
No final de 2021, a CDC retomou os contatos com a então Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e recebeu uma visita da comissão da Empresa de Planejamento e Logística – atualmente Infra SA – com representantes da Secretaria de Portos.
Desde então, foram realizadas rodadas de reuniões com potenciais interessados e uma vistoria no local.
Seguindo as orientações da EPL, a Companhia Docas do Ceará empreendeu um levantamento patrimonial dos bens do Terminal Marítimo de Passageiros, atualizou os anexos para os estudos técnicos e aguardou a inclusão do terminal novamente no rol de leilões.
Em 2022, o Portal WorldCruises.com adiantou que o processo havia sido retomado e que um leilão devia acontecer nos próximos meses. Veja nosso post da época aqui, ou no link a baixo.
Fórum CLIA: Concais planeja novo terminal de cruzeiros em Santos
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Companhia Docas do Ceará) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella