Fortaleza recebeu, na última terça-feira (10/10), o primeiro navio de cruzeiros da temporada 2023/2024. Procedente de Belém do Pará, o National Geographic Explorer atracou no porto Porto do Mucuripe com 148 pessoas, entre tripulantes e passageiros.
Marcando também a primeira vez que um navio visita a cidade desde a concessão do Terminal de Cruzeiros de Fortaleza, a escala foi comemorada pelo porto.
“A gente está em uma expectativa muito boa, que 20 mil pessoas visitem nossa cidade, em nove embarcações, contando com essa, até abril do próximo ano. Números que vão fortalecer o turismo local”, disse o Diretor Comercial da Companhia Docas do Ceará, José Júnior.
Já a Assessora Comercial da CDC, Aline Pontes, classificou o momento atual como oportuno.
“O Porto de Fortaleza recebe essa embarcação com as máximas expectativas de que possamos propiciar uma alta estação ainda mais movimentada, em relação ao ano passado. Somos uma cidade com vocação turística e temos todas as possibilidades de prestar um serviço ainda mais qualificado, visando à promoção de hospitalidade e infraestrutura do Porto de Fortaleza”, contou.
O Assessor Técnico da Presidência da CDC, Roberto Loureiro, destacou a recente concessão do terminal local, lembrando que o espaço ainda não foi entregue para à iniciativa privada.
“Hoje, é um dia simbólico, uma vez que representa o recomeço da movimentação de cruzeiros no Terminal Marítimo de passageiros, pós-pandemia. Há a previsão da chegada de mais 8 navios, até abril do ano que vem. Com isso, há a responsabilidade de operarmos esse equipamento até a entrega para o arrendatário ABA Infraestrutura e Logística, empresa com 35 anos de tradição no mercado e, com expertise de operação, nos terminais do Rio de Janeiro, Salvador e Santos”, disse.
Ainda segundo Loureiro, a empresa tem o objetivo de criar uma rota própria na costa brasileira tirando, dessa forma, a sazonalidade dos cruzeiros internacionais.
Já o National Geographic Expedition seguiu viagem, nesta quarta-feira (11/10), para Recife.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Companhia Docas do Ceará) / Imagens (©) Copyright Companhia Docas do Ceará