A temporada de cruzeiros no Brasil já está aberta. Enquanto aguarda o MSC Preziosa para abrir a estação de cabotagem, o litoral nacional já recebe outros navios como o National Geographic Explorer.
Realizando cruzeiro de expedição, o navio visitou destinos no Norte e Nordeste no começo deste mês.
Com vistas à promoção da saúde de viajantes e tripulantes e também ao controle sanitário de terminais portuários e embarcações, a Anvisa publicou, no último 10, a nova versão do Guia Sanitário de Navios de Cruzeiro.
De acordo com o órgão, o guia reúne diretrizes para a manutenção da segurança sanitária a bordo e auxilia os servidores da Agência em suas ações.
O documento contempla também orientações para o monitoramento e mitigação do risco de transmissão de Covid-19.
Já vigente, o guia estará disponível para receber contribuições da sociedade por um período de 30 dias, a contar da data de sua publicação.
O documento completo está disponível neste link.
Entenda
A Anvisa, por meio da Gerência – Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF), é responsável pelo Programa Nacional de Vigilância em Saúde para Navios de Cruzeiros.
De acordo com o órgão, o programa, que foi introduzido em 2009, contempla a fiscalização sanitária de navios de cruzeiro marítimos e fluviais que operam na costa brasileira.
O programa nacional e o guia sanitário foram responsáveis, nos últimos 14 anos, pela padronização dos procedimentos de controle sanitário e pela orientação sobre os critérios para monitoramento, notificação e respostas a casos suspeitos de doenças transmissíveis a bordo das embarcações.
Essas práticas foram intensivamente aplicadas nas últimas temporadas, disse a Anvisa, em razão da pandemia de Covid-19, que contou com a publicação de normas específicas e temporárias para a contenção da doença.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Anvisa) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella