De acordo com o portal especializado Shipping Italy, a Carnival Corporation está próxima de anunciar uma grande encomenda de navios no estaleiro Fincantieri.
As embarcações devem integrar as frotas de três das marcas do grupo, que o maior conglomerado de cruzeiros.
Seis navios seriam inicialmente encomendados, afirmou o site italiano, citando uma fonte no estaleiro. O contrato ainda incluiria opções para mais dois navios, com entradas em operação ocorrendo a partir de 2029.
Parte de uma nova classe, os primeiros navios seriam inicialmente integrados à frota da alemã AIDA Cruises, além da norte-americana Carnival Cruise Line.
A Costa Cruzeiros também seria contemplada, posteriormente, com ao menos um novo navio.
Menores que os da plataforma Excel, a última projetada pela Carnival Corporation, os novos navios teriam cerca de 150 mil toneladas.
A Classe Excel tem navios de aproximadamente 180 mil toneladas que contam com capacidade para mais de 6,5 mil passageiros em ocupação máxima.
Navios como o Costa Smeralda, o AIDAnova e o Carnival Celebration foram projetados com base na plataforma.
O contrato representaria um investimento de cerca de 8 bilhões de euros, disse o Shipping Italy.
Ainda de acordo com o site, os navios seriam construídos nos estaleiros Fincantieri localizados em Marghera, na região de Veneza, e Sestri Ponente, zona industrial de Gênova.
Segunda encomenda
Se confirmada, a encomenda se tornaria a segunda realizada pela Carnival Corporation ao Fincantieri neste ano.
Há algumas semanas, a empresa revelou um contrato com o estaleiro para a construção de três navios de 200.000 toneladas.
Com entregas marcadas para 2029, 2031 e 2033, os navios estarão entre os maiores do mundo e serão operados pela Carnival Cruise Line.
O Shipping Italy tinha adiantado informações sobre o contrato já em janeiro deste ano.
A Carnival Corporation também conta com dois novos navios em encomenda para a Carnival Cruise Line no Meyer Werft, além de um navio para a Princess Cruises em construção no próprio Fincantieri.
Carnival Corporation encomenda navios com capacidade para até 8 mil passageiros
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Shipping Italy) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella