Após chegar ao Brasil na metade do mês, o Seabourn Venture abriu a temporada de cruzeiros em Belém no último domingo (20/10).
De acordo com o Governo do Pará, o navio de alto padrão da Seabourn levou cerca de 250 passageiros à Estação das Docas.
Os hóspedes foram recebidos por uma operação especial, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setor) e a OS Pará 2000.
Além de apresentação de carimbó com o Grupo Ayrakyrã, o receptivo contou com chocolates de sabores regionais e um city tour pelos principais pontos turísticos da capital paraense.
Procedente de Macapá, o Seabourn Venture passou cerca de 24 horas ancorado em Belém, seguindo viagem para Santarém já na noite desta segunda-feira (21/10).
O secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, acompanhou o receptivo e visitou o navio, acompanhado de uma comitiva da COP-30.
O grupo entregou ao comandante do Seabourn Venture uma placa de boas-vindas, que celebra a abertura da temporada.
“O Pará está preparado para receber esses visitantes. Com investimentos do Governo do Estado em infraestrutura turística, entre eles o novo Terminal Hidroviário de Cruzeiros, estamos criando espaço adequado para receber navios de cruzeiros, com mais qualidade e conforto no embarque e desembarque dos turistas”, disse Vieira.
“Nosso objetivo é apresentar e encantar a todos com nosso destino único, de excelência, com rica biodiversidade, gastronomia e cultura. O receptivo é uma forma de darmos boas-vindas ao turista que vem conhecer nossa região. Temos como principal objetivo deixar no visitante uma boa impressão da nossa cidade”, acrescentou.
Ainda de acordo com o Governo do Pará, a temporada de cruzeiros local não se recuperou como superou os números do pré-pandemia.
Citando dados da Oxford Economics, o estado afirmou que 15 mil passageiros passaram por Belém, Santarém e Alter do Chão até o momento em 2024.
Em 2023, o número foi de 13 mil passageiros. Já em 2019, ano anterior à pandemia, o número foi de 14 mil passageiros.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Pará) / Imagens (©) Copyright Governo do Pará