Após chegar ao Brasil na metade do mês, o Seabourn Venture abriu a temporada de cruzeiros em Belém no último domingo (20/10).

De acordo com o Governo do Pará, o navio de alto padrão da Seabourn levou cerca de 250 passageiros à Estação das Docas.

Os hóspedes foram recebidos por uma operação especial, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setor) e a OS Pará 2000.

Passageiros foram recebidos com Carimbó

Além de apresentação de carimbó com o Grupo Ayrakyrã, o receptivo contou com chocolates de sabores regionais e um city tour pelos principais pontos turísticos da capital paraense.

Procedente de Macapá, o Seabourn Venture passou cerca de 24 horas ancorado em Belém, seguindo viagem para Santarém já na noite desta segunda-feira (21/10).

O secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, acompanhou o receptivo e visitou o navio, acompanhado de uma comitiva da COP-30.

Comitiva do Governo do Estado junto ao comandante e outros funcionários do navio

O grupo entregou ao comandante do Seabourn Venture uma placa de boas-vindas, que celebra a abertura da temporada.

“O Pará está preparado para receber esses visitantes. Com investimentos do Governo do Estado em infraestrutura turística, entre eles o novo Terminal Hidroviário de Cruzeiros, estamos criando espaço adequado para receber navios de cruzeiros, com mais qualidade e conforto no embarque e desembarque dos turistas”, disse Vieira.

“Nosso objetivo é apresentar e encantar a todos com nosso destino único, de excelência, com rica biodiversidade, gastronomia e cultura. O receptivo é uma forma de darmos boas-vindas ao turista que vem conhecer nossa região. Temos como principal objetivo deixar no visitante uma boa impressão da nossa cidade”, acrescentou.

Passageiros desembarcaram na Estação das Docas

Ainda de acordo com o Governo do Pará, a temporada de cruzeiros local não se recuperou como superou os números do pré-pandemia.

Citando dados da Oxford Economics, o estado afirmou que 15 mil passageiros passaram por Belém, Santarém e Alter do Chão até o momento em 2024.

Em 2023, o número foi de 13 mil passageiros. Já em 2019, ano anterior à pandemia, o número foi de 14 mil passageiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Pará) / Imagens (©) Copyright Governo do Pará