Royal Caribbean retornou ao Brasil em 2007/2008 após hiato de mais de cinco anos. |
A Royal Caribbean International continuará navegando apenas fora do Brasil e América do Sul na temporada 2017/2018. A temporada em questão, que marcaria os dez anos do retorno da companhia à América do Sul, ainda não foi anunciada em detalhe, entretanto, pela segunda vez consecutiva, não irá incluir passagens pela região.
Splendour of the Seas |
A companhia norte-americana trouxe um navio à região pela primeira vez na temporada 2000/2001; na ocasião, anunciou que teria o então Nordic Empress na América do Sul para uma série de cruzeiros entre os portos de Santos e Buenos Aires. O navio acabou sendo substituído pelo então recém inaugurado Splendour of the Seas, que foi um grande sucesso entre o público local e retornou na temporada seguinte.
Vision of the Seas |
No entanto, com uma frota crescente, a companhia optou por retornar a América do Sul após um hiato de mais de cinco anos. Na temporada 2007/2008, o Splendour of the Seas retornou a Santos e Buenos Aires para roteiros pela região, que passaram a incluir também um novo porto de embarque – Valparaíso, no Chile.
Mariner of the Seas |
Apesar da melhora na infraestrutura, o ambiente de negócios do país nunca melhorou como desejava a companhia, que seguidamente lamentou os altos custos operacionais da região como um todo. A partir de 2011/2012, a Royal Caribbean começou a reduzir sua participação no mercado local, retirando o segundo navio da região em 2012/2013. Já que não era possível apostar no mercado doméstico, na costa brasileira, a companhia passou a focar seus esforços em levar os passageiros brasileiros para seus navios em destinos internacionais.
Rhapsody of the Seas |
No ano passado, a Royal Caribbean anunciou seus roteiros para todo o mundo, sendo que nenhum dos navios tem prevista passagem pelo Brasil ou América do Sul (com exceção dos países sul-americanos caribenhos, como a Colômbia, que são incluídos em roteiros a partir dos EUA). Além dos problemas já crônicos e não resolvidos do mercado, parece ter pesado na decisão a situação econômica do Brasil, que passa por recessão e não tem perspectiva de melhora.
Estamos voltando no tempo, à epoca das vacas magras
Se continuar assim, logo passeio no mar só com catraia.
Vamos aproveitar o espírito olímpico e começar na canoagem.
Como diria um famoso ex-presidente "é o espetáculo do crescimento "…
FASCINIO SOBRE AGUAS
Ainda bem que aproveite fazer cruzeiros nesse período de governo com ponto alto no exterior. Se dependerdo que gem por aí, nunca mais😓😓😓
Estou fazendo cruzeiro lá fora
Royal e a melhor
Não faço um cruzeiro se não for pela Royal Caribbean, ela e muito superior às outras companhias, prefiro aguardar eles voltaram.