O porto de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares, na Espanha, é um dos principais destinos de cruzeiros no Mediterrâneo. Navegando o ano inteiro pela região, o Costa Diadema, maior e mais novo navio da frota da Costa Crociere, faz escalas semanais na cidade, que é a maior do arquipélago espanhol.
O porto de Palma é popular em embarque e desembarque, não só para passageiros locais, mas também para estrangeiros, principalmente àqueles vindos da Alemanha e Inglaterra, que usam o aeroporto local para chegar na ilha. O Diadema, no entanto, realizou essas operações em números reduzidos, já que a maior parte de seus passageiros embarca em portos italianos e em Barcelona.
O navio, inaugurado em 2014, realizava mais um de seus cruzeiros semanais pelo Mediterrâneo. O roteiro, que vem sendo realizado desde seu lançamento permite embarque em todos os portos, e passa por Savona, Nápoles (atualmente substituída por Civitavecchia), La Spezia, Marselha e Barcelona, além do próprio porto de Palma. Apesar das diversas opções de embarque, considera-se que o navio está baseado em Savona, porto que é atualmente o mais utilizado pela Costa para embarques no Mediterrâneo, e de onde partem a maior parte dos passageiros.