Além de destruir parte da cidade e deixar mais de 100 mortos, a tempestade que atingiu Valência no último dia 30 também está afetando a operação de cruzeiros local.
Nesta quinta-feira (31/10), o MSC Seaside se tornou o primeiro navio a visitar o porto espanhol após o desastre natural, que causou inundações sem precedentes.
De acordo com uma carta enviada aos hóspedes a bordo, a equipe do navio disse que decidiu manter a escala programada em Valência por conta de operação de embarque e desembarque de passageiros.
A companhia, no entanto, disse não recomendar o desembarque aos passageiros em trânsito.
Segundo o documento, a cidade sofreu danos significativos em sua infraestrutura e não conta, neste momento, com transporte adequado para atividade turística.
“Na noite passada, a região foi atingida por uma tempestade catastrófica que causou sérias inundações e, tragicamente, resultou em dezenas de vítimas, com muitas pessoas ainda desaparecidas”, disse a MSC no comunicado, que foi assinado pelo comandante do Seaside, Danilo Cha.
“Se você está desembarcando, considere que o Aeroporto de Valência está atualmente fechado, sem previsão de reabertura. O trem de alta velocidade para Madri também não está em funcionamento, enquanto outros serviços de transporte público podem estar restritos”, continuou a empresa.
“Diante dessas circunstâncias excepcionais, recomendamos fortemente que os hóspedes em trânsito permaneçam a bordo e aproveitem as comodidades do MSC Seaside, uma vez que a cidade foi devastada pela inundação, com infraestrutura e serviços severamente afetados”, acrescentou a MSC.
Excursões canceladas
Ainda de acordo com o comunicado, todas as excursões organizadas pelo navio em Valência para a escala foram canceladas por conta do fechamento de várias estradas e à indisponibilidade geral de opções de transporte.
Os passageiros afetados receberão um reembolso do valor do passeio na forma de crédito a bordo, explicou a MSC.
A companhia ainda alertou os passageiros que decidirem desembarcar de forma independente que os serviços de transporte entre o navio e a cidade não estarão disponíveis.
“Nossos pensamentos estão com o povo de Valência enquanto eles iniciam os esforços de recuperação após este desastre”, acrescentou a empresa.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella