Sovereign, ainda com cores antigas da Pullmantur, enfrenta tempo ruim ao deixar o porto de Santos. Condições climáticas desfavoráveis podem ter sido motivo do retorno ao porto carioca essa noite. |
O Sovereign, da Pullmantur, retornou ao porto do Rio de Janeiro esta noite após partir com destino a Búzios no fim da tarde. Depois de deixar o porto carioca por volta das 19 horas deste sábado, o navio deveria ter passado a noite inteira navegando para atingir o ponto de fundeamento em Búzios na manhã deste domingo, em vez disso, retornou ao Rio de Janeiro às 23h30.
Por motivos desconhecidos, o Sovereign retornou ao porto do Rio de Janeiro no final da noite deste sábado, dia 13 de dezembro. Após partir do Píer Mauá às 19h, onde esteve atracado desde o começo do dia e realizou operação de embarque e desembarque de passageiros, o navio deveria ter seguido diretamente para Búzios, onde passaria o domingo.
Entretanto, após navegar por algumas em direção ao alto mar, o navio da Pullmantur fez meia volta e retornou ao porto do Rio de Janeiro, onde voltou a atracar por volta das 23h30. Logo após atracar, a embarcação informou, através do sistema de AIS, que partiria novamente à 1 hora da manhã de domingo, com destino a Búzios.
Nesse momento (01h15 de domingo), o navio manobra para deixar a Baía de Guanabara pela segunda vez. Uma vez fora da baía, deve seguir para norte, com destino a Búzios. Estranhamente, o navio informa chegada prevista no balneário carioca à 00h30 do UTC (Coordinated Universal Time), no dia 13 de dezembro. Hora, que, no entanto, já passou (22 horas no Brasil).
Sovereign novamente em tempo ruim em Santos |
Não há informação oficial sobre o que causou o retorno do navio ao porto do Rio de Janeiro. Uma frente fria que passa pelo litoral sudeste do Brasil é uma das causas prováveis para a mudança de rota. Outros navios na região, no entanto, navegam normalmente e não chegaram a desviar os roteiros.
Outra causa possível é a necessidade de algum tipo de evacuação médica. No dia 1° de janeiro deste ano, o Sovereign fez escala não prevista em Santos justamente para desembarcar um passageiro com problemas de saúde, como reportado por nós na ocasião (clique aqui para ver).
Questionada sobre a mudança, a Pullmantur limitou-se a dizer na tarde desta segunda-feira, através de sua assessoria, que “o Sovereign está operando normalmente”.
Inaugurado em 1988, o Sovereign é um dos dois navios da Pullmantur que operam no Brasil nessa temporada. Baseado em Santos e Rio de Janeiro, o navio realiza quase exclusivamente mini-cruzeiros pela região, em temporada que acaba em meados de março de 2016. É o maior navio da frota da companhia espanhola, e transporta cerca de 2,600 passageiros em suas 73,000 toneladas.
O roteiro do Marina não foi alterado; previa primeiro escala em Ilha Grande no dia 13 e então em Búzios no dia 14.
Eu estava no navio, ele voltou pois um passageiro passou mal.