Se você busca a matéria sobre a temporada 2016/2017 da Royal Caribbean, clique aqui.
MSC Fantasia. |
Pela primeira vez, companhia italiana terá um navio da classe Fantasia nos Emirados Árabes. Em 2016/2017, o MSC Fantasia substituirá o MSC Musica nos roteiros de 7 noites a partir de Dubai. Os roteiros sul-americanos ainda não foram confirmados pela companhia; a região deve voltar a receber cinco navios, entre eles o MSC Preziosa.
Parte de sua nova estratégia de vendas, a MSC Crociere continua a publicar seus itinerários com antecedência. Recentemente a companhia italiana divulgou parte de seus planos para a temporada 2016/2017. A grande novidade dos roteiros anunciados é a estréia do MSC Fantasia nos roteiros com base em Dubai. O primeiro navio da classe Fantasia chega aos Emirados Árabes em novembro, e assume os roteiros de sete noites entre os Emirados Árabes, Bahrain e Omã, que serão realizados pelo MSC Musica em 2015/2016.
MSC Lirica |
A MSC Crociere realizou sua primeira temporada nesta região em 2011/2012, com o MSC Lirica. Após uma temporada ausente, a companhia voltou a basear o Lirica na região em 2013/2014, para estrear a classe Musica por lá no final de 2014, com o Orchestra; Fretado por australianos a partir de março, o navio faz uma temporada mais curta, entre novembro e meados deste mês. Em 2015/2016, o MSC Musica, navio original da classe que leva seu nome, realizará a primeira temporada completa da companhia na região.
Para promover a estréia do Fantasia no Oriente Médio, a MSC diminuirá a oferta no Mediterrâneo, que pela primeira vez em vários anos, não terá dois navios Fantasia durante o inverno local. Após uma temporada na América do Sul em 2015/2016, o MSC Splendida volta a fazer os roteiros de sete semanas durante a baixa temporada européia. Nos roteiros mais longos, o MSC Fantasia será substituído pelo MSC Magnifica, da classe Musica, que é menor que a Fantasia.
MSC Magnifica |
Realizando temporadas na América do Sul desde 2012/2013, o último navio em sua classe retornará aos roteiros europeus de inverno, os quais realizou em 2010/2011 e 2011/2012. Embarcando em Gênova e Civitavecchia, o navio realizará dois diferentes roteiros, um para a Terra Senta e Grécia, e outro pelo Mediterrâneo Ocidental e Ilhas Canárias/Madeira. Os arquipélagos do Atlântico terão mais uma vez um navio para cruzeiros exclusivamente entre suas ilhas. O MSC Armonia, que atualmente realiza esses roteiros, retorna em 2016/2017 para embarques em Las Palmas de Gran Canaria.
O gêmeo do Armonia, MSC Sinfonia, retorna mais uma vez à África do Sul, onde serve o mercado regional em roteiros com embarque em Durban e Cape Town. O Caribe também tem confirmado o retorno do MSC Divina para embarques em Miami, como tem ocorrido desde 2013/2014.
Brasil e América do Sul
MSC Preziosa |
O restante da frota ainda não tem seus destinos definidos. Dois navios da classe Lirica: MSC Opera e MSC Lirica, três da classe Musica: MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Poesia, e um da classe Fantasia: o MSC Preziosa, estão ainda livres para a temporada 2016/2017. De acordo com pesquisa realizada pelo Portal WorldCruises.com, a companhia deve manter a oferta de cinco navios na América do Sul como em 2015/2016 (clique para mais detalhes). O Portal constatou que o Poesia deve retornar para o Caribe, assumindo os roteiros que em 2015/2016 serão realizados pelo MSC Orchestra. Atualmente realizando os cruzeiros semanais para o Prata com base em Santos, o MSC Poesia deve ser substituído neste roteiro pelo seu gêmeo MSC Musica.
Distante do Brasil desde a temporada 2012/2013, o MSC Musica não realiza uma temporada baseado em Santos desde 2009/2010. Além do Musica, o MSC Preziosa deverá voltar a utilizar a cidade paulista como sua base, para roteiros com destino ao Nordeste. Também retornando após vários anos ausente, o MSC Opera, que não visita a América do Sul desde 2011/2012, deverá fazer companhia a seu gêmeo MSC Lirica na região. A temporada estará completa com o retorno do MSC Orchestra, que terá completado na época duas temporadas longe do Brasil.
MSC Opera |
Não está claro que roteiros serão realizados por cada um destes três últimos navios. Caso opte por uma temporada de continuidade, a companhia deverá promover a estréia do Orchestra em embarques em Buenos Aires, com o retorno do Opera a Santos para mini-cruzeiros, e a terceira temporada consecutiva do Lirica com base no Rio de Janeiro. Entretanto, não estão descartadas outras possibilidades; seguindo a linha de outras companhias que recentemente diminuíram a oferta na Argentina, a MSC poderia basear Lirica ou Opera em Buenos Aires, e voltar a ter o Orchestra com base no Rio, colocando o navio restante para realizar minis a partir de Santos.
Também é possível que o Opera realize os roteiros a partir do Rio, deixando Orchestra em Buenos Aires e Lirica para os mini-cruzeiros. Uma última possibilidade é o aumento da oferta nos mini-cruzeiros, com o Orchestra substituindo o Armonia nestes roteiros, deixando os dois navios da classe Lirica para Rio de Janeiro e Buenos Aires.
O anúncio oficial da companhia não deve tardar a acontecer; entretanto, ainda não há data prevista para a divulgação da temporada nacional de 2016/2017.
Para a temporada 2015/16 não vejo vantagem da troca do Preziosa, inaugurado em 2013, para o Splendida de 2009. Vai fazer falta o toboágua, a piscina de borda in-finita e o box do chuveiro.
Magnifica na terra santa ? Vou fazer estar nele pela terceira vez ! Huhu..