Cabo Frio já tem 22 escalas confirmadas.

0

Cabo Frio já pode ser considerado um destino de cruzeiros no Brasil. A confirmação veio através de divulgação de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), repassada ao Ministério do Turismo, que considera o terminal local como um dos melhores portos de receptivo do país. A conquista pode ser facilmente identificada em função da manutenção da média de navios de turismo que atracam na cidade. Para a temporada 2011/2012, com início em outubro, por exemplo, 22 escalas já estão confirmadas e ainda existe a possibilidade de mais navios.

A divulgação da notícia foi feita em evento realizado em São Paulo nos dias 30 e 31 de maio, a Seatrade South América, versão sulamericana da já tradicional Seatrade, que acontece anualmente em Miami (EUA). No evento, Cabo Frio foi representado em um estande, com material específico de divulgação para o turismo náutico. “Além disso, no dia 31 de maio, foi realizado o Cruise Day, espécie de feira aberta aos agentes de viagem de todo o Brasil”, explicou o diretor da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio, Paulo César Alves, representante do município no evento.

De acordo com o diretor, a confirmação do destino Cabo Frio mostra o trabalho sério que vem sendo feito ao longo dos seis anos que marcam a temporada na cidade:

– O governo municipal tem feito a sua parte. Temos segurança garantida pelas Guardas Municipal e Marítima, limpeza e o receptivo. Tudo isso garantiu a nossa posição como um dos melhores destinos do Brasil. Inclusive, o nosso receptivo foi indicado como modelo a ser seguido por outras cidades brasileiras – disse Paulo César Alves, lembrando que as únicas dificuldades enfrentadas pelo município são as condições meteorológicas e a ausência de um quebra-mar, situações que levam ao cancelamento de escalas.

Ainda com relação ao terminal local, foram destacadas a infraestrutura com lojas e banheiros, além da proximidade, dez minutos a pé, da avenida principal da cidade. Também foi elogiada a disposição do governo municipal em receber novas escalas e a estrutura apresentada pela cidade na recepção dos turistas (praias, comércio bem estabelecido e passeios).

Outra boa novidade apresentada no evento foi a possibilidade da certificação do terminal junto ao Ministério do Turismo. Para que isso aconteça, Cabo Frio receberá funcionários do Mtur entre os meses de julho e agosto para uma vistoria ao local. Caso seja aprovado, o Píer poderá ser incluído em programas de investimentos do Governo Federal. Também foi levantada a possibilidade de Cabo Frio receber uma nova modalidade de turismo náutico: o de iates com capacidade para até 200 passageiros. Esse tipo de viagem, ainda pouco difundida no Brasil, caso venha a ser realizada atrairá para o município turistas estrangeiros.

Texto (©) Copyright Secom.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui