No dia seguinte, 14 de Novembro, o Grand Mistral, da Iberocruceros retornou para sua oitava temporada consecutiva no Brasil. Realizou até o começo de Março vários roteiros para o Nordeste e Prata, sempre e quase exclusivamente, com embarque em Santos.
No dia 27, o Grand Celebration, que em outras temporadas ficou baseado em Santos, realizou sua única escala da temporada na cidade. Finalizando sua travessia atlântica, deixou a cidade naquele mesmo dia e seguiu para Buenos Aires, seu porto-base.
Um dia depois, o primeiro navio da Pullmantur chegou para a temporada 2012/2013. O Empress, surpreendeu com uma inesperada nova aparência azulada, e bem diferente da anterior. Foi um dos navios que mais escalou na cidade na atual temporada, empatado com o Zenith e o Splendour, em segundo lugar com 25 escalas.
Diferente do Zenith, o Sovereign chegou no dia seguinte, 8 de Dezembro, com o novo casco azul e logo ondulado. Maior navio da frota da Pullmantur, realizou cruzeiros para o Nordeste, interporting no Rio de Janeiro até meados de Março.
Presença sempre constante, a SilverSea trouxe nesta temporada somente o Silver Cloud, que fez apenas uma escala em 17 de Dezembro, durante cruzeiro internacional. Com passageiros em trânsito, realizava cruzeiro entre Buenos Aires e Rio de Janeiro.
No dia seguinte, o último navio a se juntar aos que iriam realizar roteiros regulares chegou. O Costa Fortuna, embarcou em Santos para roteiros para o Prata pela terceira vez seguida, realizando sua quarta temporada sul-americana, já que tinha estreado no Brasil em 2006/2007.
Logo em seguida, no dia 10, um navio inesperado chegou pela primeira vez ao porto: o Adonia da P&O Cruises. Após cancelar a escala em Buenos Aires por conta dos problemas diplomáticos entre a Argentina e a Inglaterra, país de seu armador, o Adonia programou uma escala em Santos, fazendo a primeira escala da P&O na cidade em mais de uma década. Curiosamente, o Adonia é parte da mesma R-class que o Regatta, que estreou dias antes no porto.
Bom daniel existe um erro de informaçao a respeito do Sovereign ele nao fez roteiro rumo ao Prata e sim rumo ao Nordeste
Maior navio da frota da Pullmantur, realizou cruzeiros para o Prata, interporting no Rio de Janeiro até meados de Março.
É verdade, erro meu. Desatenção… Já corrigi, obrigado por avisar.
Daniel,
já vejo um absurdo para a temporada 2013/14, o Louis
Aura, navio de 45 anos, está mais caro que o Preziosa. É brincadeira!!!
Eduardo Berbert