Navios na Ponta da Praia: cena que se repetiu 158 vezes entre novembro e abril |
Apesar da previsão inicial de 17 navios de cruzeiro, o Porto de Santos recebeu 18 embarcações deste tipo durante a temporada 2013/2014. Entre a primeira escala, realizada pelo Empress, em 10 de novembro, e a última, feita pelo Splendour em 25 de Abril, ocorreram outras 158 escalas. Neste período, o terminal operou em 84 dias, recebendo na maioria destes (42 ocasiões), apenas uma embarcação.
Em sua temporada de despedida da América do Sul, o AIDAcara chegou no dia 16 de novembro. Encontrou o Empress em sua primeira escala, quando embarcou passageiros alemães para um cruzeiro pelo prata. Baseado em Santos e Buenos Aires, ficou no Brasil até a metade de março; a última das 5 escalas em Santos ocorreu em 8 de março.
O segundo navio da Pullmantur a chegar foi o Sovereign, em 20 de dezembro. Já no Brasil há algumas semanas, o navio havia realizado até então apenas embarques no Rio de Janeiro e outras cidades do nordeste. Uma vez em Santos, iniciou os roteiros semanais a Salvador, com embarque também no Rio de Janeiro, que se estenderam até 27 de março. Foram ao todo 17 escalas.
Grand Mistral |
Originalmente Santos receberia mais dois navios durante a temporada, o Grand Mistral, da Ibero Cruceros, e o Corinthian, da Travel Dynamics. No entanto, a temporada do Mistral foi totalmente cancelada em agosto, alguns meses antes de partir para o Brasil (leia notícia da época). Já o Corinthian, ex-Clelia II, não justificou sua ausência em escala prevista para o dia 20 de novembro. Semelhante ao Sea Explorer, o navio se dirigia então à Antártica, onde iria operar durante a temporada, mas acabou seguinte diretamente para o sul, sem escalas em Santos. Curiosamente, o mesmo navio já tinha cancelado sua última escala na cidade, na temporada 2009/2010. Na ocasião, tinha uma escala prevista para março de 2010, após encerrar o período antártico. Entretanto, ainda em dezembro enfrentou uma tempestade violenta na Passagem Drake, e acabou danificado, tendo que cancelar o restante de sua temporada e seguir para escaleiro, cancelando assim o que seria sua primeira passagem por Santos.