Segundo maior navio a escalar o Rio de Janeiro, o MSC Divina, da MSC Crociere, fez uma escala de cerca de quase 20 horas no Píer Mauá. Parte do posicional Miami – Santos, a escala contou com desembarque de passageiros vindos dos EUA e também embarque de convidados, imprensa e agentes de viagem para um mini comemorativo.
Cerca de dois meses após o fim da temporada 2013/2014, o Rio de Janeiro recebeu novamente um navio de cruzeiro na última sexta-feira, dia 6 de junho. O MSC Divina, navio mais caribenho da MSC Crociere, se tornou o segundo maior navio a atracar na capital carioca, perdendo apenas para o Queen Mary 2, da Cunard Line, maior em tonelagem e comprimento. A capacidade de passageiros, no entanto, é significantemente maior no Divina, que acomoda mais de 4,000 passageiros, contra apenas 3,000 no QM2.
A escala no Rio é parte do cruzeiro posicional do navio, que estava baseado em Miami desde o último mês de novembro, e agora operará no Brasil até a metade de julho. Inaugurado em 2012, o navio da classe Fantasia nunca havia estado no país antes, e só tinha escalado um porto brasileiro, Salvador, antes da escala no Píer Mauá. Iniciado em Miami, o cruzeiro de 19 noites fez várias escalas no Caribe, e podia ser encerrado nos três portos brasileiros em que escalou: Salvador, Rio de Janeiro e Santos.
No Rio, alguns passageiros desembarcaram no agora mais claro terminal da cidade, que agora está mais visível, por conta da demolição do trecho da Avenida Perimetral próximo à instalação portuária. Uma vez fora do navio, os passageiros ficaram sujeitos ao exaustivo tratamento da Receita Federal, que resolveu fiscalizar bem de perto toda a bagagem dos passageiros deste cruzeiro. O mesmo já tinha acontecido em Salvador e aconteceria em Santos no dia seguinte. O objetivo da operação dos agentes federais era fiscalizar a entrada de produtos estrangeiros no país, e coibir possíveis crimes dos passageiros vindos de Miami.
Coincidência ou não, esta foi a primeira vez que o órgão federal realizou uma operação tão extensa e preocupada, algo que seguramente não ocorre com os mais de 10 navios que chegam da Europa para a temporada brasileira.
Após a escala no Rio, seguiu por volta das 23h30m para Santos, também com passageiros recém-embarcados no Píer Mauá, para o Top MSC 2014, prêmio que destaca as principais agências de viagem em diversas categorias. Além dos agentes, convidados e imprensa estiveram a bordo para o evento, que contou também com a presença da diretoria da MSC Cruzeiros do Brasil, liderada por Adrian Ursilli, diretor comercial e de marketing no Brasil, e Roberto Fusaro, novo presidente da ABREMAR, e também diretor geral da MSC para a América do Sul.
Na escala de Salvador a Receita Federal nem atuou praticamente, fazendo que dessa maneira os passageiros conseguissem despachar muitas das compras realizadas em Miami para suas casas…
Alguem sabe me informar porque os cruzeiros da pullmantur emezembro foram todos cancelados?