A temporada de cruzeiros 2017/2018 começou na última quarta-feira (15) na Bahia, com um receptivo especial no Porto de Salvador. Às 7 horas, atracou na capital baiana o MSC Preziosa, da MSC Crociere. Com capacidade para 4.300 passageiros, o navio veio de Santa Cruz de Tenerife, na costa espanhola, e realiza cruzeiro posicional Europa – Brasil.

Para recebê-lo, baianas tipicamente trajadas foram escalas para distribuir fitas do Senhor do Bonfim e o cantor Ed Bala, foi responsáveis pela música, com sambas de antigos carnavais e motivos circenses.

Durante a temporada, que vai até abril de 2018, a Bahia deve receber mais de 220 mil turistas. Tanto Salvador como o porto de Ilhéus, estão na rota dos navios que viajam pelo Brasil. De acordo com a Companhia Docas da Bahia (CODEBA), o número representa um aumento de 8% em relação a temporada 2016/17.

Na estação passada, os portos baianos receberam 138 mil visitantes. Na recém-iniciada, a CODEBA espera 17 navios diferentes, que devem movimentar 151 mil passageiros em Salvador. Para Ilhéus, estão previstos 3 navios, que devem trazer 71 mil visitantes.

Melhorias no terminal de passageiros

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador terá nova disposição, usando sua área de três pavimentos por completo. Além de espaço climatizado, sistema de segurança e monitoramento, o terminal terá lanchonete e lojas de bijouterias e souveniers. Outros serviços incluem casa de câmbio, cooperativa de táxi, agência de viagem, internet WiFi e mais.

A partir desta temporada, o terminal conta também com um equipamento de scanner, capaz de identificar qualquer substância ou equipamento ilícito em bagagens. O sistema gera imagens de raios X altamente detalhadas para que o operador possa distinguir ameaças orgânicas e inorgânicas.

O dispositivo oferece ainda, diversos recursos que permitem o diagnóstico em tempo real, facilitando para operadores e técnicos a detecção e solução de possíveis problemas.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de CODEBA) | Imagem (©) Copyright CODEBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *