Um grupo de 27 portugueses aproveitou para passear e matar a saudades da família no Centro Histórico. Desembarcados do MSC Preziosa, no dia 19, os lusitanos fizeram o passeio da Rota do Café pelas ruas e construções antigas da região central da cidade.
A primeira parada do grupo foi no Museu do Café, onde os portugueses conheceram o prédio inaugurado em 1922 e que reúne que transformou os rumos da cidade. Lá funcionou a Bolsa de Café de Santos, principal centro de comércio da commoditie do Brasil. Na sequência, o grupo fez uma breve caminhada pelo boulevard da Rua XV de Novembro e Rua do Comércio, em direção à Estação do Valongo, onde embarcaram na Linha Turística do Bonde.
“É curioso ver tudo que Santos conquistou graças ao café, mesmo sem jamais ter havido plantações de café na cidade”, comentou José Marques, de 68 anos, morador da cidade de Coimbra. Torcedor do Benfica, o bancário esteve no Brasil pela primeira vez, mas já conhecia Santos por fotos. “No passado o Benfica veio jogar aqui, e recebi muitas imagens de parentes que estavam na Vila Belmiro”.
O tour do grupo pelo Centro Histórico encerrou-se com almoço em um típico restaurante português do bairro, onde os turistas se reencontraram com parentes que vivem em Santos. Os portugueses voltaram para casa no início da noite desta segunda (20). “Este grupo foge as características dos que desembarcam dos cruzeiros e já seguem direto para casa. Eles adiaram a partida, e assim, estão aproveitando um dia diferente em Santos”, afirmou a guia de turismo, Valeria Baptista.
MSC Preziosa em cruzeiro transatlântico
O MSC Preziosa chegou ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais na manhã do último dia 29. Vinda do Rio de Janeiro, a embarcação fez a primeira escala na cidade da temporada, encerrando sua travessia atlântica. Durante a escala, o navio desembarcou 2482 pessoas, enquanto 3883 passageiros embarcaram e outros seis estavam em trânsito.
O navio da MSC Crociere é o primeiro da temporada regular a chegar ao porto de Santos. Outros três navios farão escala regular na cidade durante a estação, que acaba em abril.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Santos) | Imagens (©) Daniel Capella e Berenice Kauffmann Abud