O Seven Seas Navigator encerrou a temporada de cruzeiros no porto de Santos no último sábado (28). Operado pela Regent Seven Seas Cruises (RSSC), o navio realiza cruzeiro de volta ao mundo com 134 noites. A viagem partiu de Los Angeles, nos EUA, no começo do ano e segue até meados de maio, quando termina no mesmo porto norte-americano.
A passagem pelo porto de Santos é parte do trecho final do cruzeiro, que no Brasil também passará pelo Rio de Janeiro e por Recife. Do Brasil, o navio segue rumo norte, visitando outros portos da América do Sul, bem como portos caribenhos.
Com capacidade para cerca de 500 passageiros, o Navigator oferece cruzeiros de luxo com all-inclusive. Parte do grupo Norwegian Cruise Line Holdings, a RSSC tem uma frota de quatro navios, dos quais o Navigator é o menor.
Inaugurado em 1999, o navio nunca havia estado no porto de Santos antes. A escala foi uma das estreias da temporada, posteriormente, o Zaandam, havia também estreado. O Navigator tem 171 metros de comprimento e todas as cabines com vista ao mar. Destas, 90% possuem varanda, número recorde na época de seu lançamento.
Com passageiros estrangeiros, atracou em Santos por volta das 8h, seguindo viagem pouco antes das 19h.
Fim da temporada 2017/2018 no Concais
A escala marcou o fim da estação em Santos, que havia começado nos primeiros dias de novembro. Na ocasião, o Insignia, da Oceania Cruises, abriu a temporada, também em cruzeiro de longo curso e com passageiros em trânsito.
Durante os cinco meses seguintes, o Concais recebeu outros dez navios. No total, o terminal foi visitado por doze navios diferentes, operados sete companhias de cruzeiro. Destaque para os navios que ficaram baseados no terminal durante toda a estação, são eles o Costa Favolosa, o MSC Magnifica, o MSC Preziosa e o Sovereign.
Outro destaque é o retorno de duas companhias tradicionais, que não escalavam o porto há alguns anos. A Holland America Line trouxe o Zaandam para uma escala em trânsito, enquanto a Fred.Olsen levou o Balmoral, maior navio de sua frota.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella