Breves dicas de como se portar nos jantares a bordo dos cruzeiros

0

Muitas vezes as pessoas tem dúvidas sobre como se portar ou se vestir nos jantares a bordo dos cruzeiros. Pois bem, é preciso ressaltar que nos dias de hoje os jantares não são tão formais assim. Obviamente não é obrigatório o uso de trajes como terno e gravata ou mesmo smoking para os homens. Da mesma forma, também não é obrigatório o uso de vestidos longos para as mulheres. Trajes mais formais, no entanto, costumam ser usados especialmente na chamada “Noite do Comandante”, por todos aqueles passageiros que fazem questão de manter a certa tradição e elegância.  Mas fora isso, conforme mencionado acima, os jantares atualmente são mais informais com um clima mais descontraído. Um bom exemplo disso, é a chamada “Noite Italiana” que ocorre em alguns navios que participam da temporada brasileira. Nestas ocasiões o clima costuma ser especialmente alegre, festivo e com muita música. Contudo, de forma geral, em relação ao comportamento pessoal, esse clima mais descontraído nos jantares a bordo,  não significa que pessoas possam se portar de forma grosseira e desleixada em nome da descontração e conforto. Assim, nos jantares a bordo dos navios, o bom senso e a compostura devem ser mantidos na medida do possível. Saber se comportar de forma  discreta e educada é sempre fundamental.

Do mesmo modo, voltando à questão do vestuário, deve-se ter um mínimo de bom senso. Os trajes podem ser informais mas nem por isso deve-se comparecer ao jantar trajando bermuda e chinelo por exemplo. Não que isso seja proibido, mas o ambiente pede algo mais sóbrio. Afinal, não se está no buffet ou na piscina. Uma calça Jeans já é suficiente, assim como, uma camisa social ou camisa Polo. Uma camiseta elegante, um blazer, um tenis em bom estado ou sapato social são muito bem vindos.   Para as mulheres um vestido discreto ou um traje elegante sem abrir mão da descontração também são recomendáveis.

 

Em suma:No jantar formal, como em todas as ocasiões, a pessoa deve saber se comportar de forma educada, discreta e gentil.  Igualmente,  saber se vestir com bom senso, respeitando a ocasião,  é de vital importância.

Leia mais sobre o assunto clicando neste Link

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui