Diferentemente do que alguns veículos especializados vêm noticiando, a classe Meraviglia da MSC Crociere não tem previsão de estréia na América do Sul. Maiores unidades da frota da companhia italiana, os navios dessa classe tem roteiros previstos para a Europa, Caribe, Oriente Médio e mesmo Ásia.
Existe, no entanto, uma possibilidade remota da operação de um dos navios no país.
Até 2020/2021, a classe terá quatro navios, o MSC Meraviglia, o MSC Bellissima, o MSC Grandiosa e o MSC Virtuosa. Um quinto navio deste tipo, ainda sem nome, entra em operação em 2023.
Meraviglia no Caribe
Uma temporada brasileira, no entanto, parece estar fora dos planos da empresa até o momento. Inaugurado em 2017, o navio original da classe, MSC Meraviglia, foi especulado para a temporada 2020/2021 no país. A embarcação, no entanto, irá estrear no Caribe em 2019/2020 e deve retornar à região na estação seguinte.
Ainda que os roteiros não tenham sido oficialmente anunciados, portos locais, como o de George Town, nas Ilhas Cayman, mostram escalas regulares do Meraviglia durante o período da estação. Assim, pela segunda temporada consecutiva, deve se unir a seus companheiros de frota MSC Divina, MSC Seaside e MSC Armonia com cruzeiros a partir de Miami.
O MSC Opera e o MSC Splendida também devem navegar pelo Caribe em 2020/2021, mas com embarque em outros portos.
Bellissima no Oriente Médio e Ásia
O segundo navio da classe Meraviglia é o MSC Bellissima. Com inauguração prevista para março deste ano, a embarcação realizará temporada inaugural na Europa. Depois, segue para o Oriente Médio durante a temporada 2019/2020.
Após cerca de um ano em operação, o Bellissima segue para o Extremo Oriente em meados de março de 2020. Na Ásia, o navio substitui o Splendida com roteiros dedicados aos mercados locais. Estão previstos cruzeiros a partir de portos como Yokohama, no Japão, e Shanghai, na China.
A temporada 2020/2021 do navio ainda está em aberto. Como tradicional neste tipo de operação, no entanto, o Bellissima deve seguir pela Ásia ou retornar para uma segunda temporada no Oriente Médio.
Virtuosa no Mediterrâneo
O mais novo navio da classe Meraviglia entrará em operação em setembro de 2020. Ligeiramente maior que os dois navios originais da classe, o MSC Virtuosa é o único navio da classe com roteiros confirmados para a temporada 2020/2021.
Assim como seu gêmeo MSC Grandiosa, que entra em operação este ano, o Virtuosa passará sua primeira temporada no Mediterrâneo. A embarcação passará o outono e inverno europeus navegando a partir de portos como Gênova, Barcelona e Marselha.
O itinerário visita também os portos de La Valletta, Palermo e Civitavecchia.
Grandiosa na América do Sul?
Com entrada em operação prevista para novembro deste ano, o MSC Grandiosa é o único navio da classe que tem seu futuro em aberto. O navio realizará cruzeiros de inverno pelo Mediterrâneo durante sua temporada inaugural, seguindo no Mare Nostrum até, pelo menos, o final de 2020.
Depois, seu destino ainda não foi definido. O certo é que o MSC Virtuosa assume, em 2020/2021, o roteiro que será realizado pelo Grandiosa em 2019/2020. Assim, a embarcação não deve seguir no Mediterrâneo durante a temporada de inverno e estaria livre para estrear na América do Sul.
Nosso litoral, no entanto, disputa o navio com outros destinos como o Caribe e a Ásia. O Grandiosa também pode ser envolvido em alguma operação totalmente nova para a MSC. Com frota crescente, a companhia deve passar a atuar em novos destinos futuramente.
A companhia italiana deve, por exemplo, passar a realizar cruzeiros a partir de Nova Iorque nos próximos anos. Futuramente, também poderá passar a atuar no Alaska e na Austrália – os dois grandes destinos de cruzeiro que ainda não contam com navios MSC.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright MSC Crociere